Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Zelensky recua e propõe tréguas no ar e no mar para iniciar negociações de paz

A proposta do Presidente da Ucrânia foi feita nas redes sociais, defendendo que ninguém quer uma “guerra sem fim” e reiterando que Kiev está pronta para chegar à paz com a ajuda dos Estados Unidos, “sobe a forte liderança de Donald Trump”.

Eis a mensagem de Zelensky na íntegra:

“Gostaria de reiterar o compromisso da Ucrânia com a paz.

Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para vir à mesa de negociações o mais rápido possível para alcançar uma paz duradoura para breve. Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos. A minha equipa e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura.

Estamos prontos para trabalhar rapidamente para acabar com a guerra, e os primeiros passos podem ser a libertação de prisioneiros e tréguas no céu — proibição de mísseis, drones de longo alcance, bombas e outras infraestruturas civis — e tréguas no mar imediatamente, se a Rússia fizer o mesmo. Queremos avançar muito rapidamente e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final forte.

Valorizamos o quanto os Estados Unidos fizeram para ajudar a Ucrânia a manter a sua soberania e independência. E  momento em que as coisas mudaram quando o presidente Trump forneceu Javelins à Ucrânia. Somos gratos por isso.

A nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não correu como deveria. É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas.

Em relação ao acordo sobre minerais e segurança, a Ucrânia está pronta para assiná-lo a qualquer momento e em qualquer formato conveniente. Vemos este acordo como um passo em direção a uma maior segurança e garantias de segurança sólidas, e realmente espero que funcione efetivamente.”

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Saul Loeb / AFP