Está definido o sorteio das equipas portuguesas no play off da Liga Europa e pode-se considerar que foi simpático. O Sporting, que poderia apanhar vários tubarões complicados, vai defrontar os suíços do Young Boys, o Benfica o Toulouse de França e o Sp. Braga o Qarabag do Azerbeijão.
O Benfica, finalista vencido da prova em 2012/13 e 2013/14 – e na antecessora Taça UEFA em 1982/83 -, disputa pela nona vez o acesso aos oitavos, fase em que conta apenas duas eliminações, as duas últimas, em 2019/20 (Shakhtar Donetsk) e em 2020/21 (Arsenal), nos então 16 avos de final.
O Sporting disputou o acesso aos oitavos, então os 16 avos de final, em nove ocasiões, qualificando-se em 2009/10 (Everton), 2011/12 (Legia Varsóvia), 2017/18 (Astana) e 2022/23 (Midtjylland), tendo sido eliminado em 2010/11 (Rangers), 2014/15 (Wolfsburgo), 2015/16 (Bayer Leverkusen), 2018/19 (Villarreal) e 2019/20 (Besaksehir).
Já os bracarenses disputam o acesso aos oitavos pela 11.ª vez, com sucesso em 2006/07 (Parma), 2008/09 (Standard Liège), 2010/11 (Lech Poznan), quando chegaram à final, 2015/16 (Sion) e 2021/22 (Sheriff), já como play-off, e eliminações em 2007/08 (Werder Bremen), 2011/12 (Besiktas), 2017/18 (Marselha), 2019/20 (Rangers) e 2020/21 (Roma).
JOGOS DO PLAY OFF DA LIGA EUROPA:
Feyenoord-AS Roma
AC Milan-Rennes
Lens-Friburgo
Young Boys-SPORTING
BENFICA-Toulouse
SP. BRAGA-Qarabag
Galatasaray-Sparta Praga
Shakhtar-Marselha
Os jogos estão agendados para 15 e 22 de fevereiro, com o Sporting a fechar em casa, onde Benfica e Sporting de Braga começam.
A final da Liga Europa está marcada para o dia 22 de maio, no Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda.
Toulouse em ‘apuros’ na Liga francesa é estreante no caminho do Benfica
O Benfica terá uma estreia em jogos oficiais com os franceses do Toulouse, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, diante de um adversário muito irregular nos seus desempenhos.
Se, na Europa, o Toulouse conseguiu ser segundo classificado no seu grupo, atrás do Liverpool, e à frente dos belgas do Union SG e dos austríacos do LASK, no campeonato tem encontrado grandes problemas e está apenas um ponto acima da zona de descida de divisão.
A equipa, treinada pelo espanhol Carles Martínez, fechou a fase de grupos com vitórias diante do LASK (1-0 e 2-1), em casa e fora, e Liverpool (3-2), ambas em casa, sendo a única derrota na prova, com uma goleada, na visita a Anfield Road (5-1).
Na vitória diante dos ‘reds’, os franceses tiveram pela frente um Liverpool em ‘gestão’, com o treinador Jürgen Klopp a rodar a equipa, fazendo entrar Salah, Darwin ou Diogo Jota já na segunda metade do jogo, em que não apostou em alguns habituais titulares.
Na Liga Europa, o Toulouse terminou com saldo negativo, com oito golos marcados e nove sofridos, num registo em que o neerlandês Thijs Dallinga foi o melhor marcador da equipa com quatro golos, um dos quais de grande penalidade.
Na Liga francesa, o desempenho do Toulouse tem igual saldo negativo, aqui com consequências que deixam o emblema em 15.º do campeonato, com 14 pontos, seguido de Lyon (13), Lorient (12) e Clermont (11), as equipas abaixo da ‘linha de água’.
Em 16 jogos na ‘Ligue 1’, o registo é de apenas duas vitórias, com o Toulouse a ser o rei dos empates, com oito, o maior número da Liga, e seis derrotas, num total de 14 golos marcados e 21 sofridos.
Também na Ligue 1, o avançado Dallinga é o goleador da equipa, com cinco golos apontados.
O jogo entre Benfica e Toulouse, que se jogará primeiro no Estádio da Luz, em 15 de fevereiro, e a segunda mão fora, em 22, será o primeiro oficial entre os dois emblemas, que se defrontaram em 2011, mas num particular.
Na ocasião, em jogo de pré-época e de apresentação aos sócios, em julho de 2011, as ‘águias’ ganharam com um golo do central Jardel.
Sporting num duelo inédito com suíços do Young Boys
O Young Boys, que lidera o campeonato suíço, vai defrontar o Sporting no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, num duelo inédito ditado hoje pelo sorteio realizado em Nyon, na Suíça.
Sporting e Young Boys defrontam-se pela primeira vez em encontros oficiais – os ‘leões’ somam um triunfo por 1-0 numa partida particular em terras helvéticas em 2010 –, numa eliminatória em que a equipa portuguesa joga a primeira mão fora de casa.
Os ‘leões’, segundos colocados no Grupo D da Liga Europa, jogam na Suíça em 15 de fevereiro de 2024 e recebem os terceiros classificados do Grupo G da Liga dos Campeões no dia 22 de fevereiro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Embora o Sporting nunca tenha defrontado o Young Boys, o histórico do confronto com equipas suíças é francamente favorável aos ‘leões’, que, em 17 jogos, venceram 10, empataram três e perderam quatro.
O Sporting regista também um saldo favorável de golos frente a emblemas helvéticos, com 22 marcados contra 13 sofridos, mas perde no confronto a eliminar, em que passou por duas vezes e foi eliminado em três.
Os suíços eram um dos seis possíveis adversários do Sporting, dado que o sorteio impedia que se defrontassem equipas do mesmo país (Benfica e Sporting de Braga), tendo os ‘leões’ evitado AC Milan (Itália), Feyenoord (Países Baixos), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Lens (França) e Galatasaray (Turquia).
O Young Boys lidera o campeonato suíço, com 38 pontos, e chega ao play-off pelo terceiro lugar alcançado no Grupo G da ‘Champions’, que teve o Manchester City como vencedor e o Leipzig como segundo classificado.
A equipa suíça assegurou o terceiro lugar com quatro pontos, com um empate a 2-2 fora e um triunfo por 2-0 em casa com o Estrela Vermelha, da Sérvia, quarto e último posicionado, com um ponto.
O relvado sintético do estádio Suisse, em Berna, conhecido também por Wankdorf, casa do Young Boys, já muito criticado por clubes que lá jogaram, é um dos problemas acrescidos para a equipa liderada por Ruben Amorim.
Qarabag domina no Azerbaijão e tem toque ‘luso’ no confronto com o Braga
O Qarabag, adversário do Sporting de Braga no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, é o crónico campeão do Azerbaijão na última década e conta com vários jogadores que passaram por Portugal.
A equipa do longínquo país do leste europeu, que dista cerca de cinco mil quilómetros de Portugal, foi segunda classificada do Grupo H da Liga Europa e lidera isolada o campeonato interno, que venceu nove vezes nas últimas 10 edições.
Na Liga Europa, os azeris só perderam com os alemães do Bayer Leverkusen, atuais líderes da Bundesliga, fora por 5-1 e em casa por 1-0.
No Qarabag alinham vários jogadores que passaram recentemente pelo futebol português e que podem ser úteis ao treinador azeri Gurban Gurbanov na análise à turma de Artur Jorge.
São eles os brasileiros Matheus Silva (ex-Farense e ex-Moreirense), Júlio Romão (ex-Santa Clara) e Juninho (ex-Estoril Praia e ex-Desportivo de Chaves), o colombiano Kevin Medina (ex-Académico de Viseu e ex-Desportivo de Chaves, entre outras equipas) e os cabo-verdianos Patrick Andrade (ex-Moreirense, ex-Famalicão e ex-Salgueiros, entre outras) e Leandro Andrade, com formação no Sporting e internacional A por Cabo Verde, que alinhou no Olhanense e Fátima como sénior.
Vesovic, experiente defesa direito internacional por Montenegro, é figura importante na defesa, sendo que será baixa no primeiro jogo, por ter sido expulso na quinta-feira, no último jogo dos azeris no Grupo H da Liga Europa, na vitória por 2-1 sobre os suecos do HK Hacken.
O defesa central de 32 anos Badavi Huseynov, no clube há muitos anos e internacional pelo Azerbaijão, é também um esteio defensivo.
No meio-campo, destacam-se os internacionais argelino e montenegrino Yassine Benzia e Jankovic, respetivamente.
O primeiro foi internacional francês nos escalões jovens, até optar pela seleção A da Argélia, e conta com passagens por Lille (entre outros clubes franceses), Fenerbahçe (Turquia) ou Olympiacos (Grécia).
Já Jankovic jogou na Serie A italiana pelo SPAL 2013, tendo antes sido figura nos sérvios do Partizan.
No ataque, Juninho tem sido a grande figura, com 15 golos (12 no campeonato e três na Europa), coadjuvado pelo marroquino Zoubir e pelo francês Hamidou Keyta, com uma fugaz passagem pelo Santa Clara em 2021/22.
O Qarabag joga no Estádio Olímpico de Baku, com capacidade para quase 70 mil pessoas.
Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal