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Workshop em Santos aborda perfil do visitante estrangeiro e ações ambientais no turismo

O perfil do visitante estrangeiro que vem procurando o Brasil e soluções para integrar o turismo e a conservação do meio ambiente foram alguns dos assuntos abordados, na última quarta-feira, em workshop promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) com representantes de prefeituras do litoral sul e membros do trade turístico.

Realizado no Comfort Hotel (Ponta da Praia), o workshop ‘Turismo Internacional e Ações Climáticas’ foi realizado por Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, e Leonardo Persi, coordenador de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais, ambos da Embratur.

Em sua apresentação, Leonardo demonstrou estatísticas que a Embratur vem reunindo sobre o afluxo de estrangeiros no Brasil, desde antes da pandemia até os dias atuais: em 2019, foram 6,3 milhões, número que caiu para apenas 745 mil em 2021. Neste ano, os números já mostram recuperação: no primeiro quadrimestre, já foram registrados 2,6 milhões.

O coordenador também pontuou que o esforço de comunicação e promoção de uma localidade turística não depende exclusivamente de campanhas publicitárias e promocionais, mas também de um processo integrado e cooperado de todos os segmentos envolvidos. “O turista do novo milênio deseja viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, seja possível sentir, viver, trocar experiência e ser personagem de sua própria viagem”.

Saulo lembrou que o Brasil tem liderança mundial em diversas áreas, tanto no aspecto natural (biodiversidade, reservas de água doce, patrimônios naturais e culturais etc.), quanto na capacidade de seus especialistas e entidades atuantes na área (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais –  Cemaden, entre outros).

Recordando a tragédia das chuvas do Litoral Norte, que deixou dezenas de mortos em fevereiro deste ano, Saulo pontuou que a adaptação às mudanças climáticas passou a ser uma questão de sobrevivência para a humanidade. E, com isso, o turismo também precisa se adaptar.

“Porém, com tantos ativos ambientais que o Brasil possui, esta agenda oferece oportunidades. Algumas ações podem inclusive aumentar a competitividade do turismo”, acrescentou Saulo, dando como exemplo o mercado de compensação de carbono, ao qual companhias aéreas já estão aderindo como forma de proteger o meio ambiente ao mesmo tempo em que o utilizam como ferramenta de marketing.

O workshop integra memorando de entendimentos assinado entre prefeituras do litoral paulista, Embratur, governo estadual e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a fim de estabelecer ações para ajudar a divulgar internacionalmente e fomentar o turismo do litoral paulista.

O documento também incluiu uma campanha de marketing digital divulgando as cidades, principalmente, para potenciais turistas oriundos da Argentina, Uruguai e Paraguai, além de uma campanha de estímulo à comercialização de roteiros no litoral paulista, direcionada às operadoras de turismo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Créditos das imagens: Francisco Arrais / PMS e Carlos Nogueira / PMS