Esta semana vai ficar marcada por uma descida da temperatura, em especial a mínima, estando previstas temperaturas mínimas negativas em distritos em que é raro que isso aconteça, como Santarém, Évora ou Leiria, assim como os tradicionalmente mais frios Guarda, Bragança, Viseu, Vila Real, Castelo Branco ou Braga.
Para esta segunda-feira está prevista uma “descida de temperatura, em especial da mínima”, com Lisboa e Porto a variar entre os 9º e os 15º C.
A mínima mais baixa está prevista para a Guarda (-1º C), segundo o IPMA. Por outro lado, o céu estará “pouco nublado ou limpo” e o vento será “em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas”, estando previsto um “acentuado arrefecimento noturno” e “formação de geada, em especial nas regiões do interior”.
Vem aí um frio de rachar. Mínimas negativas em distritos como Santarém, Évora ou Leiria e 0º C em Setúbal
Fenómeno La Niña está de volta e traz mais frio nos próximos meses
Para amanhã prevê-se que a descida de temperatura, em especial da mínima, se acentue. Lisboa deverá variar entre os 5º e os 12º C e o Porto entre os 4º e 13º C, num dia em que, além da Guarda (-3º C), deverão verificar-se temperaturas mínimas negativas em Viseu (-1º C), Vila Real (-2º C) e Bragança (-4º C), ao passo que para Braga está prevista uma mínima de 0º C.
A tendência vai continuar na quarta-feira. Lisboa vai variar entre os 4º e os 14º C e o Porto entre os 2º e os 14º C, mas Évora (-1º C), Santarém (-1º C), Leiria (-4º C), Castelo Branco (-2º C), Viseu (-3º C), Bragança (-3º C), Vila Real (-1º C) e Braga (-1º C) terão mínimas negativas, enquanto Setúbal e Guarda terão uma mínima de 0º C.
Na quinta-feira haverá um ligeiro ponto de retorno, estando prevista uma “pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro”.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: www.radioaltominho.pt