O Bairro Alto vai voltar a ser palco da celebração do 25 de Abril, com uma agenda cultural cheia de concertos, debates e iniciativas desportivas.
Até o próximo domingo, o emblemático Miradouro de São Pedro de Alcântara, com uma das vistas mais incríveis sobre Lisboa, irá transformar-se numa verdadeira “exposição de cultura e tradição”.
É lá que será realizada a Feira do 25 de Abril, que marca o arranque para uma série de iniciativas que se prolongam pela semana seguinte.
“A Feira do 25 de Abril, localizada num dos mais bonitos lugares da cidade de Lisboa, é mais do que um evento. É um sinal claro do que pretendemos para o Bairro Alto: um espaço vivo, com comércio local ativo, cultura na rua e uma identidade que se sente e se partilha”, sublinha Hilário Castro, presidente da comissão executiva da Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto (ACEBA).
O miradouro foi escolhido para que as pessoas possam ter uma “experiência tipicamente lisboeta num local autêntico e carregado de simbolismo”.
Com entrada livre, a iniciativa organizada pela Junta de Freguesia da Misericórdia e pela ACEBA pretende dinamizar o comércio local e celebrar o espírito comunitário que define este “bairro autêntico”, com mais de 500 anos de história.
A programação arranca na quinta-feira, 24 de abril, com um debate sobre o significado da data, que junta nomes como João Soares, o coronel Manuel Pedroso Marques e Maria Antónia Palla.
Pelas 21 horas do mesmo dia, a música de intervenção sobe ao palco com dois concertos da banda À Espera de Melhor Nome e do artista Janeiro, que irão interpretar temas de Abril, assim como o seu próprio repertório.
Já no dia 26 de abril, sábado, o miradouro recebe o concerto do músico Gimba e do grupo Gira, que vai trazer samba e música brasileira para o Bairro Alto. A programação musical continua no dia seguinte, com atuações do Coro RockFM, do grupo coral do Montijo e da Portela, e do Coro Staccato.
Depois, no dia 30 de abril, às 19 horas, parte do miradouro o Cortejo da Liberdade. As celebrações do 25 de Abril não vão acontecer apenas no miradouro.
No polivalente Santa Catarina, por exemplo, haverá várias iniciativas desportivas no dia 26 de abril, como um torneio de futsal, jogos tradicionais e jogos de mesa. A sede do grupo excursionista Vai Tu também vai receber o arraial “Abril à Bica”, no dia 30 de abril, a partir das 20 horas.
Fonte e crédito da imagem: www.nit.pt