O turismo em Braga continua a somar pontos e já superou os níveis de 2019 no primeiro semestre de 2024, confirmou o Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo (CCDT), que analisou os principais indicadores de progresso e sucesso, os resultados da atividade turística do ano 2023 e do primeiro semestre 2024, e debateu a estratégia municipal para o setor.
A dinâmica de atração turística no primeiro semestre de 2024, conforme revela a autarquia na sua página oficial, supera os níveis de 2019, considerado o melhor ano de sempre para o turismo nacional e de Braga, com um aumento de 3,1% face ao número de dormidas no período homologo.
Já no que diz respeito ao número de hóspedes, Braga superou, no primeiro semestre de 2024, os 160 mil, o que correspondeu a mais 7.309 hóspedes que em 2023 – ou seja, um crescimento de 4,7%.
Já apurados os números de julho de 2024, verifica-se que Braga cresceu nesse mês 11% no número de hóspedes face ao mesmo período de 2023, acima da média nacional (1,5%). Foram registados 35.178 hóspedes, número que representa um aumento de 8% face a 2019.
Esta dinâmica, diz a Câmara Municipal, é o resultado de uma estratégia concertada de promoção do território, com a obtenção de várias distinções no setor do turismo, nomeadamente como Melhor Destino Emergente pela World Travel Awards e a certificação do Destino de Turismo Sustentável da Green Destinations.
Adicionalmente são cada vez mais os eventos com grande impacto que se realizam em Braga, como são exemplos o Dance World Cup ou o encontro das Cidades Criativas da UNESCO.
Na reunião do Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo (CCDT), o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu o trabalho realizado por todos em prol do turismo e ressalvou a importância do trabalho em rede e do contributo dos parceiros públicos e privados.
Por sua vez, Pedro Soares, adjunto do presidente da autarquia, realçou os principais indicadores de progresso da atividade turística do concelho de Braga, apresentando também o plano de atividades para 2025.
Nesse plano está prevista a realização de presstrips e famtrips e é atribuído destaque ao plano de promoção interna e externa, nomeadamente através da presença em feiras de promoção turística em mercados emergentes com o intuito de elevar o potencial e aumentar a atratividade do destino Braga.
O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é um órgão criado pelo Município com o objetivo de auscultar a cadeia de valor do turismo regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas em prol do desenvolvimento do turismo.
Fonte e crédito da imagem: www.publituris.pt