Pesquisar
Close this search box.

Tornado atravessou Lisboa. IPMA alertou Proteção Civil para esta possibilidade

Durante a tarde desta quinta-feira foi avistado um tornado o Estuário do Tejo, informou o metereologista Márcio Santos na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com outro metereologista, Alessandro Marraccini, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tudo aponta mesmo que se trate de um tornado, mas só nos próximos dias serão apresentados detalhes sobre o fenómeno metereológico que atravessou Lisboa, depois da recolha de testemunhos, vídeos, fotografias e ocorrências da Proteção Civil.

Marraccini revelou ao DN que o IPMA não foi apanhado de surpresa, pois estavam previstos fenómenos extremos relacionados com ocorrência de vento e “havia todos os ingredientes metereológicos” para que tal acontecesse, embora, “entre todas as as possibilidades”, um tornado “era uma coisa de baixa probabilidade”. O instituto havia inclusivamente informado a Proteção Civil para esta possibilidade.

“No radar vê-se uma célula organizada que atravessou Lisboa e parte do rio Tejo. Por baixo desta célula aparecia uma funnel cloud (nuvem funil) e poderá ter existido uma zona de convergência, e essa convergência pode originar tornados”, explicou o metereologista.

Vários internautas têm publicado fotografias e vídeos nas redes sociais.

O IPMA prevê para o continente “precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovada” até domingo de Páscoa, que pode ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e serras do extremo norte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que a depressão Nelson, com impacto da Islândia até ao arquipélago da Madeira, vai afetar também o estado do tempo em território continental.

“Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao domingo de Páscoa. Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1.000 metros de altitude”, refere o IPMA.

Na costa continental, entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa, vigora um aviso laranja por agitação marítima até às 03:00 de sexta-feira.

Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal