Pesquisar
Close this search box.

Tome nota: estes são os destinos em Portugal que deve visitar em maio

Acelere a fundo com os mais potentes carros que disputam o Rally de Portugal, prove as carnes de capoeira do oeste, os peixes de Sesimbra, e ainda os enchidos tradicionais de Monchique. Nos Açores acompanhe a segunda maior manifestação religiosa do país e em Mértola descubra o já tradicional Festival Islâmico. No mês das flores, saiba ainda tudo sobre orquídeas em Viseu.

Carnes de capoeira” de Arruda dos Vinhos
Carnes de capoeira” de Arruda dos Vinhos

As “Carnes de capoeira” de Arruda dos Vinhos
Faça um passeio pelas ruas da vila, a procurar sinais da conquista muçulmana, com passagem obrigatória pela “Rua da Costa do Castelo”, o que pode evidenciar a existência de um castelo ou forte senhorial. Descubra a lenda da mais famosa bruxa portuguesa, a “Bruxa da Arruda”, que se acredita terem sido uma sucessão de várias mulheres da mesma família, ainda hoje com descendentes em Arruda dos Vinhos, e viste os fortes da Carvalha, do Cego e do Passo, atualmente preservados na sequência do 2º centenário das Invasões Francesas.

Escolha depois um dos 17 restaurantes aderentes à “Mostra Gastronómica “Carnes de Capoeira” 2023”, que decorre de 1 a 31 de maio e prove “Galo de cabidela” no restaurante O Saloio, ou “Coelho à lagareiro” no restaurante O Barril. Se tiver tempo, percorra as margens do Rio Trancão e descubra a Cascata de Santiago dos Velhos.

Sesimbra é peixe 2023
Sesimbra é peixe 2023

Provar o peixe de Sesimbra
Com o tempo a aquecer, aproveite uma das muitas praias de Sesimbra, ou, se for amante das caminhadas, aproveite uma das muitas, desenhadas na Serra da Arrábida.

Ganhe apetite para o almoço visitando o vasto património da vila, em especial o religioso, uma vez que reza a história que, no ano de 1534, a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, Rainha de Inglaterra, deu ordem para serem deitadas ao mar todas as imagens sagradas, devido às lutas religiosas. Julga-se que terá sido esse o início da lenda e da crença no Senhor Jesus das Chagas.

A imagem de Jesus crucificado apareceu na praia de Sesimbra e desde logo a localidade apadrinhou o Senhor Jesus das Chagas como padroeiro dos pescadores. Entre 7 de maio e 18 de junho aproveite as várias especialidades elaboradas com o peixe de Sesimbra, no “Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe 2023”, e não se esqueça que, em Sesimbra, a 31 de maio, se comemora o Dia do Pescador.

Rally de Portugal
Rally de Portugal

Acelerar pelo Centro e Norte com o Rally de Portugal
O Rally de Portugal é a maior prova de desporto motorizado que se realiza anualmente em Portugal. A edição de 2023 começa a 11 de maio, em Coimbra, seguindo-se, no primeiro dia, provas na Lousã, Góis, Arganil e Mortágua.

O dia termina com uma Super especial na Figueira da Foz, junto ao Forte, com partida na Câmara Municipal. Se ficar pela cidade dos estudantes, aproveite para conhecer a receita perdida de Bacalhau à Coimbra, faça uma visita ao Famoso Zé Manel dos Ossos, ou, se preferir o contacto com a natureza, visite o jardim Botânico e conheça o novo Jardim Sensorial.

Na Lousã, depois do pó do troço, saiba que há uma piscina natural que parece um cenário de um filme para refrescar, e suba ao castelo para provar os sabores regionais do restaurante O Burgo. Em Góis passe pela Esplanada Bar Fazenda d’Avó Thomázia, flutuante sobre o Ceira. J

Já em Arganil, perca-se “Entre o Mont’Alto e o Colcurinho, com passagem pela Aldeia do Hobbit” e se ficar pela zona, é obrigatória uma visita à Aldeia de Piódão.

No segundo dia as provas decorrem em Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, terminando com o troço de Lousada. Aproveite para conhecer, em Amarante, o mundo de Amadeo de Souza-Cardoso. O último dia da prova divide-se por Paredes, Fafe, Cabeceiras de Basto, terminando a prova em Matosinhos. Recupere forças no restaurante O Gaveto.

Festas do Santo Cristo
Festas do Santo Cristo

Festas do Santo Cristo nos Açores
A maior festa religiosa dos Açores e a segunda maior do país celebra-se na 5ª semana após a Páscoa, de sexta a quinta-feira, que este ano calha entre 12 e 19 de maio. A devoção ao Cristo milagreiro vem do XVII e realiza-se, anualmente, por altura do Chamado Pentecostes.

A Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, para a Festa do Santo Cristo, deslocam-se milhares de açorianos de outras ilhas, do continente e de muitos países de grande expressão de emigração açoriana, como os Estados Unidos, Canadá e Brasil. O Campo de São Francisco e o Convento da Esperança são ponto de encontro de convívio e de fé no Ecce Homo, “O Senhor das Ilhas”.

Visite o tesouro do Senhor Santo Cristo, constituído por um vasto conjunto de peças de joalharia e ourivesaria que adornam a imagem, bem como as suas múltiplas capas, decoradas com fios de ouro e prata, e adornadas com inúmeras joias.

Trata-se de um dos maiores tesouros religiosos do país. Participe nas procissões, e no tempo livre aproveite os banhos quentes, faça uma visita ao Parque Terra Nostra, ou aproveite o Octant Furnas, com suítes com piscina privada na cratera do vulcão.

Festival Islâmico de Mértola
Festival Islâmico de Mértola

Festival Islâmico de Mértola
Marcadamente cultural e patrimonial, com fortes raízes territoriais, o Festival Islâmico de Mértola tem como base o trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, referente ao período Islâmico, desde o fim dos anos 70.

A importância e abundância dos achados arqueológicos encontrados no decurso dos estudos realizados, tornaram-se então determinantes para o conhecimento deste período histórico e afirmaram a importância estratégica que a antiga cidade de Mértola, assumiu, nessa época, como entreposto comercial de ligação ao “mundo mediterrânico.”

Em 2001 realizou-se a 1.ª Edição do Festival Islâmico de Mértola. Realiza-se a cada dois anos, e o ponto alto da edição deste ano, de 18 a 21 maio, acontece nos 4 dias de mercado.

No “souk”, os cabedais, as djellabas, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes dão cor, aroma e melodia às ruas da “vila velha” cobertas de tecidos coloridos.

Nesta edição conte com espetáculos, oficinas de artesanato, exposições e muita gastronomia. Se procura sabores mais tradicionais, encontra-os no restaurante Alentejo, ou no Espaço Vila Velha.

Orquídeas em Viseu
Orquídeas em Viseu

Orquídeas em Viseu
No dias 20 e 21 de maio, a Junta de Freguesia de Barreiros e Cepões, em parceria com a Associação Portuguesa de Orquidofilia, o Município de Viseu e a Tillanvis, promove a I Exposição/Venda de Orquídeas de Viseu na Casa Paroquial de São Tiago de Cepões.

A par da exposição e venda destas flores, haverá ainda lugar a workshops temáticos. Dia 20 de maio, pelas 15h30, José Costa, da Associação Portuguesa de Orquidofilia, fará uma formação sobre o “Cultivo de Cymbidium”.

Já dia 21 de maio, pelas 15h30, será Nuno Raposo, da Tillanvis, a falar sobre “Tillandsia, a Evolução de uma Bromélia”. A exposição funcionará entre as 11 e as 19 horas no dia 20; e as 10 e as 18 horas no dia 21.

Aproveite para conhecer a cidade, descubra os melhores restaurantes e, se gosta de pedalar, a A Ecopista do Dão, que utiliza a antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desativada em 1988, ao longo de 49 km para caminhar ou pedalar.

É a mais comprida de Portugal e uma das mais bonitas. Pode passar por alguns dos cenários do último filme da saga Fast & Furious.

Enchidos tradicionais em Monchique
Enchidos tradicionais em Monchique

Produtos locais e enchidos tradicionais em Monchique
“Vamos à vila – Mostra de sabores e saberes – Enchidos tradicionais e produtos locais” pretende ser um momento de celebração das tradições locais que convida todos à partilha de saberes e sabores de Monchique.

Terá lugar nos dias 27 e 28 de maio, pela vila fora, onde participam várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais.

Para além da gastronomia, o artesanato marca também forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos.

Além de um espaço dedicado às crianças, conte com animação musical todos os dias do evento. Visite a food truck com esplanada que se instalou no alto de Monchique, aproveite a oferta termal, e relaxe no Pure Monchique Hotel, com certificação da Biosphere Sustainable Tourism.

Fonte e crédito da imagem: Jornal Expresso / Portugal