“É uma loucura. No ténis, às vezes, nem tudo acontece quando se espera.” Nuno Borges estava “muito emocionado” depois de ter derrotado o espanhol Rafael Nadal na final do torneio de ténis de Båstad (Suécia) em dois sets (6-3 e 6-2) no que foi a sua primeira conquista num Torneio ATP.
No court o tenista português foi parco em declarações chegando ao ponto de confessar: “Nem sei o que dizer.” Mas, depois, lá acrescentou: “Acho que desejava este momento há algum tempo.”
E ainda teve tempo para uma frase em jeito de homenagem ao atleta que esteve do outro lado do court durante uma hora e 27 minutos: “Eu sei que todos queriam que o Rafa vencesse, uma parte de mim também queira que isso acontecesse, mas algo maior aconteceu.”
Nesta troca de elogios, Rafael Nadal, que disputou este domingo a sua 131.ª final, 72.ª em terra batida, deu os parabéns ao português: “Jogaste muito bem durante toda a semana, mereces isto, mais do que qualquer um. Parabéns, aproveita o momento, é sempre especial ganhar um título.”
Nadal, que atualmente é o N.º 261 do Ranking Mundial, não foi capaz de se impor num terreno onde durante muitos anos foi rei e acabou por perder para o N.º 1 português e 51.º da classificação ATP – que deverá subir esta segunda-feira à 42.ª posição.
A final começou com um Nuno Borges forte a entrar no primeiro parcial a vencer por 2-0 conseguindo quebrar o serviço de Nadal.
Os quatro jogos seguintes foram marcados por muitas falhas dos dois tenistas que valeram consecutivas quebras de serviço de um e de outro, até que o atleta nascido na Maia a 19 de fevereiro de 1997 não desperdiçou o seu jogo de serviço e fez 5-2, antes de fechar o primeiro set com o triunfo por 6-3.
O equilíbrio foi-se mantendo durante o segundo parcial, mesmo com o N.º 1 Nacional praticamente a “despachar” Nadal no segundo jogo, acabando por ganhar vantagem no quinto, quando quebrou o serviço do maiorquino e se colocou em posição dominante.
A partir desse momento, o antigo N.º 1 Mundo não mais conseguiu equilibrar o jogo e Nuno Borges triunfou nos três jogos seguintes – um deles com nova quebra de serviço – para fechar em 6-2 o segundo set e garantir a sua primeira vitória num Torneio ATP.
Com esta vitória, Nuno Borges tornou-se o segundo tenista português a conseguir tal feito depois de João Sousa ter ganho em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril Open (2018).
O agora detentor do título de Båstad obteve o seu primeiro troféu em 2021 no Challenger de Antalya, no ano seguinte conquistou a final de pares do Estoril Open (Francisco Cabral) e, a 12 de setembro, alcançou a 93.ª posição no Ranking ATP ficando pela primeira vez no Top-100.
Em 2023 alcançou a quinta vitória num torneio Challenger – o Maia Open – e este ano chegou aos oitavos-de-final do Open da Austrália e no Masters de Roma, chegou aos 50 primeiros na classificação ATP e ganhou este domingo a final em Båstad.
Este domingo, pouco depois de terminar o torneio na Suécia, Nuno Borges recebeu as felicitações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa mensagem na rede social X:
“Assisti à transmissão televisiva da imperial vitória de Nuno Borges frente ao mítico Rafael Nadal, conquistando o seu primeiro Torneio ATP em ténis. Um orgulho e mais uma demonstração da qualidade do nosso desporto. Parabéns, Nuno Borges”.
Já o presidente Federação Portuguesa de Ténis (FPT) considerou que a vitória de Nuno Borges tornou este domingo num “dia muito feliz para o ténis português”.
“Com esta vitória, vai bater o seu recorde em termos de ranking, subindo ao lugar 42 na próxima segunda-feira e, portanto, acho que é um momento muito importante para o ténis português”, sublinhou o presidente da FPT.
Fonte: Diário de Notícias (Com Lusa) / Portugal
Crédito da imagem: Bjorn Larsson Rosvall / EPA