Pesquisar
Close this search box.

Temperaturas vão chegar aos 42 graus, com 11 distritos em alerta laranja

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) esta segunda-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal continental e o arquipélago dos Açores vão estar pelo menos até quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação UV.

O arquipélago da Madeira vai estar esta segunda-feira com níveis elevados e na quarta-feira o Funchal está em risco extremo e o Porto Santo em risco muito elevado.

Na quinta-feira, o Funchal mantém-se com níveis extremos e o Porto Santo em risco elevado.

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora e Santarém, com 42 graus Celsius. O distrito de Beja terá uma temperatura de 40 graus, Portalegre de 39 Castelo Branco 38, Vila Real 36, Bragança e Viseu 35, Guarda 33 e Faro 31.

Onze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja entre hoje e quarta-feira devido à previsão de tempo quente, indicou esta madrugada o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira, referiu o IPMA em comunicado.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira.

O aviso laranja (o segundo mais elevado) é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’ e protetor solar.

Fonte e crédito da imagem: Diário de Notícias / Portugal