“Só de ter um lar só nosso já é uma vitória”. Assim o porteiro Jefferson Aparecido dos Santos, 32 anos, comemorou na manhã desta segunda-feira a entrega das chaves de seu novo apartamento no conjunto Tancredo Neves 3, localizado no bairro Cidade Náutica, em São Vicente.
Ao lado da esposa Isis Cardoso, 31 anos, ele elogiou sua nova habitação. “Ficou bem bonita”. Para Isis, a entrega das chaves representa “a realização de um sonho”. O casal morava no Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos.
Com 1.120 unidades prontas, o conjunto Tancredo Neves, maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e passa a servir de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas do Dique da Vila Gilda e São Manoel.
Como está incluído no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’, os novos moradores ficarão isentos do financiamento habitacional.
Foram entregues as chaves de 640 apartamentos – as demais estão programadas para a próxima semana. As mudanças começam a partir do dia 5, de forma escalonada.
A solenidade de entrega do Conjunto Tancredo Neves 3 contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do prefeito de Santos, Rogério Santos; e do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, entre outras autoridades.
Além dos prédios, para atender as famílias o Tancredo Neves 3 recebeu quatro escolas, sendo duas de Ensino Infantil, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio. Uma unidade básica de saúde foi ampliada e reformada, e uma unidade de estratégia da saúde da família foi erguida ao lado da UBS.
Para o pintor industrial e motoboy Paulo César Ferreira, 57 anos, a entrega das chaves representa o fim do período em que teve que dividir moradia com outros familiares. “A infraestrutura aqui é muito boa. Estou ansioso para me mudar. Ouvi falar muito bem da vizinhança daqui”.
Ao se mudar para o Tancredo Neves, a doméstica Elaine de Paula Vieira, 60 anos, deixa para trás um passado triste no qual seu barraco, em palafitas, pegou fogo em 2014. Agora, no novo apartamento, ela finalmente vai poder hospedar, de forma segura e confortável, a filha que mora em Santa Catarina. “Eu me mudo logo, logo. Ficou muito bonito meu novo apartamento”.
Realização de sonhos
O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou que a entrega dos apartamentos resumia dois sonhos – o da casa própria e o da democracia. Citando o presidente da República eleito Tancredo Neves, o chefe do Executivo santista afirmou que habitação e democracia trazem “segurança, estabilidade e sentimento de pertencimento”.
Ele ressaltou que a construção das unidades habitacionais só foi possível graças à união dos esforços dos governos federal, estadual e municipal. “Trabalhando juntos somos mais fortes”.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse se lembrar do dia em que, há 45 anos, ele realizou o sonho de ter sua casa própria, em Pindamonhangaba, no Interior de São Paulo. “Hoje é um dia de alegria. Um dia para entrar na história”, ressaltou Alckmin, lembrando que os custos com aluguel chegam a 30% da renda das famílias das classes mais populares.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, pediu a quem estava recebendo as chaves: “Cuidem do Tancredo Neves como a gente cuida do que mais ama”.
Para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a entrega dos apartamentos se deu graças à união dos governos federal, estadual e municipal. “Parabéns ao prefeito Rogério Santos por ter trabalhado em conjunto com os deputados por essa realização. Um dos maiores sonhos de qualquer pessoa é ter sua casa própria, ter seu lar. A entrega de apartamentos simboliza um outro tipo de futuro para estas pessoas. Sejam felizes”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Isabela Carrari e Eduardo Malta (drone) / PMS