O Sporting venceu esta quarta-feira à noite a União de Leiria por 0-3, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Um golo de Pedro Gonçalves e dois de Gyokeres fizeram o resultado final, permitindo assim aos leões alcançarem as meias-finais da prova rainha do futebol português.
Os verdes e brancos ficam agora à espera do adversário que irá encontrar nas ‘meias’, e que sairá do jogo desta quinta-feira entre Vizela e Benfica.
Via de sentido único
Depois de ter visto o jogo do último fim de semana adiado, seria expectável que Rúben Amorim não fizesse muitas alterações na equipa inicial, por forma a que os habituais titulares não perdessem ritmo de jogo.
E assim foi, o técnico leonino fez apenas três mexidas relativamente ao onze que começou diante do Casa Pia, fazendo alinhar Franco Israel, Matheus Reis e Geny Catamo para os lugares de Adán, Gonçalo Inácio e Esgaio.
Do lado leiriense o cenário foi bem diferente, uma vez que Vasco Botelho da Costa alterou mais de metade da equipa, em comparação com os onze que começaram o desafio do passado sábado diante do FC Porto B: Kieszek, Lystsov, Jair Silva, Diogo Amado, Vasco Oliveira e Ouattara tomaram os lugares de Fábio Ferreira, Valdir, Tiago Ferreira, Marco Baixinho, Leandro Silva e Rochez.
Como seria de esperar, os leões entraram pressionantes e dominadores na partida e criaram a primeira oportunidade de golo logo aos cinco minutos quando Gyokeres, servido por Nuno Santos, atirou ao poste.
Nos primeiros minutos os leirienses mostraram muita dificuldades em sacudir a intensa pressão dos leões, não conseguindo sair a jogar desde a sua zona mais recuada, procurando explorar o espaço deixado nas costas da defensiva verde e branca sempre que possível.
Todavia, na primeira vez que chegaram junto da área adversária, a União assustou através de um cabeceamento de Bura que passou muito perto do poste da baliza de Israel.
Mas o domínio do Sporting era total e os leões voltaram a ameaçar à passagem do minuto 25 quando, já dentro da área, Trincão rematou para grande defesa de Kieszek.
O clube de Alvalade continuava a carregar e acabou mesmo por chegar ao golo; segundos após ter visto uma grande penalidade revertida pelo VAR, Gyokeres correspondeu de cabeça após um canto de Nuno Santos na esquerda e inaugurou o marcador à passagem do minuto 32.
Apesar da vantagem, os verdes e brancos continuaram a carregar, aproveitando agora de um pouco mais de espaço no último terço.
Aos 37 minutos Gyokeres aproveitou esse mesmo espaço na esquerda para servir Pedro Gonçalves que, de primeira, aumentou a vantagem do Sporting, fazendo o resultado ao intervalo.
Leiria desaproveitou e o leão matou
Na segunda parte, e como seria expectável, a União de Leiria procurou reagir à desvantagem, mostrando-se agora mais agressiva na procura da baliza leonina, muito através das investidas rápidas de Van der Gaag pela direita; e foi daí que nasceu uma enorme oportunidade para os leirienses logo aos 49 minutos, mas Jair, completamente à vontade e com tudo para marcar, atirou ao lado.
Os leões, que continuavam com a iniciativa do jogo, não demoraram a responder e Trincão esteve perto do terceiro, mas, na cara de Kieszek, não conseguiu ultrapassar o guardião polaco.
Mas os homens do Lis surgiram diferentes na segunda parte, mais pressionantes e capazes de definir melhor nos momentos de transição; num desses momentos, Van der Gaag isolou Lucho Vega mas o argentino não foi capaz de ultrapassar a boa macha feita por Israel.
Apesar da tentativa de reação da equipa da casa, a iniciativa de jogo pertenceu praticamente sempre ao Sporting, que, aos 65 minutos esteve perto do 0-3 por duas ocasiões, mas Quaresma primeiro e Trincão na recarga não conseguiram faturar.
Mesmo em vantagem, Amorim não queria correr riscos, sob pena de sofrer um golo que galvanizasse os leirienses; nesse sentido, o técnico leonino fez entrar Gonçalo Inácio, Morita e Esgaio para os lugares de Matheus Reis, Trincão e Catamo.
Coincidência ou não, a verdade é que os verdes e brancos chegaram ao terceiro golo logo a seguir; 74 minutos e Gyokeres a aparecer ao segundo poste após um canto na direita para empurrar para o 0-3.
Fonte: www.desporto.sapo.pt
Crédito da imagem: Paulo Cunha / LUSA