Pesquisar
Close this search box.

Sporting vence Rio Ave e iguala FC Porto no topo da I Liga 

Os golos dos futebolistas Paulinho e Marcus Edwards, ambos na primeira parte, deram esta segunda-feira a vitória ao Sporting na receção ao Rio Ave, por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa.

Com este resultado mantém o Sporting na liderança da I Liga, em igualdade com o FC Porto, com 16 pontos, sendo que na sexta-feira os dragões medem forças com o Benfica, terceiro, com 15, na sétima ronda do campeonato nacional.

Em relação ao triunfo frente ao Strum Graz (2-1) na Áustria, o treinador Ruben Amorim rodou meia equipa e deixou no banco Geny Catamo, Daniel Bragança, Matheus Reis, Trincão e Gyökeres, tendo entrado na equipa inicial Ricardo Esgaio, Morita, Nuno Santos, Edwards e Pedro Gonçalves.

Por sua vez, no Rio Ave, Luís Freire fez três trocas por comparação com as escolhas inicias para o jogo frente ao Famalicão (1-1). Entram Patrick William, Leonardo Ruiz e João Graça para os lugares de Saíram Zé Manuel, André Pereira e Joca. Este último lesionou-se no aquecimento e nem na lista de suplentes figurou.

Não havendo vencedores antecipados, a grande questão era de perceber como é que o Sporting se comportava sem Gyökeres – autor de três golos e uma assistência na I Liga esta temporada — e, aos 10 minutos, Paulinho desfez todas as dúvidas quando inaugurou o marcador.

Marcus Edwards pegou na bola pelo centro e lançou Morita, que, em esforço, cruzou para Paulinho fazer o quinto golo na conta pessoal esta temporada, na I Liga, tantos quantos fez na época passada nos 22 jogos em que participou, e igualou o Róbert Bozeník no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato.

O Rio Ave bem que arregaçou as mangas, partiu para cima do Sporting e até criou algumas dificuldades na fase de construção dos leões, mas uma má saída de bola do central Aderllan Santos permitiu a recuperação de Hjulmand, que serviu Edwards. O britânico fez uma diagonal até à linha de fundo, voltou levar a melhor sobre o defesa rioavista e, de ângulo muito apertado, fez o 2-0, aos 26 minutos.

Na segunda parte, o Rio Ave entrou determinado em inverter a tendência do jogo.

O treinador Luís Freire fez entrar Zé Manuel para o lugar de Sávio e a equipa de Vila do Conde passou a ter mais acutilância no ataque, tendo, inclusive, aos 49 minutos, colocado a bola na baliza de Adán, mas Costinha estava seis centímetros adiantado. O árbitro aveirense Cláudio Pereira acabou por invalidar o golo após intervenção do VAR, liderado por Nuno Almeida.

O Sporting corrigiu o posicionamento e a partir do minuto 55 voltou a tomar conta do jogo. A entrada de Daniel Bragança e Trincão, para os lugares de Hjulmand e Edwards, trouxe a estabilidade que os leões precisavam.

Embora o Rio Ave procurasse chegar ao golo a verdade é que acabaria por não só por não ter sucesso como poderia ter sofrido novo golo, aos 90+5, por intermédio de Trincão, tendo sido fundamental o corte de Miguel Nóbrega.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Pedro Rocha / Global Imagens