O Sporting perdeu a vantagem que detinha sobre o Benfica na Primeira Liga, ficando agora em igualdade pontual no primeiro lugar, depois de ter empatado neste domingo com o AVS por 2-2, num jogo em que chegou ao intervalo a vencer por dois golos.
A deslocação à Vila das Aves ficou marcada por uma segunda parte de terror para os leões, com o defesa central Diomande a cometer o penálti que permitiu à equipa da casa fazer o primeiro golo, sendo expulso aos 79 minutos. O golo do empate ocorreu aos 96 minutos, num remate de longe de Gustavo Mendonça.
Os erros de Diomande, que foram detetados pelo videoárbitro Manuel Oliveira, levando Fábio Veríssimo a assinalar o penálti cobrado por Zé Luís aos 71 minutos, colocam no central costamarfinense o ónus da perda de pontos pelo Sporting, mas na primeira parte foi ele a inaugurar o marcador.
Também com intervenção do videoárbitro, após Veríssimo assinalar que Diomande estava fora de jogo quando desviou de cabeça o cruzamento de Francisco Trincão. A bola chegou às redes aos 8’, mas demorou dois minutos a ser validada.
Após algumas tentativas do AVS, com o avançado Zé Luís a testar os reflexos do guarda-redes leonino Rui Silva, Viktor Gyokeres voltou aos golos aos 33’, desviando para a baliza um cruzamento rasteiro de Maxi Araújo, na sequência de uma rápida jogada de ataque.
Minutos antes, noutra arrancada do sueco, o veterano guarda-redes mexicano Ochoa impedira o segundo golo com uma excelente defesa.
Tal como tem sucedido nos últimos jogos, a segunda parte teve o Sporting a recuar no terreno e a ceder a iniciativa ao adversário.
No regresso à tática dos três centrais, com o treinador Rui Borges forçado a ter um meio-campo de recurso, com o central Debast e Alexandre Brito, da equipa B, confirmou-se a fase negativa dos leões.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Miguel Riopa / AFP