O Sp. Braga foi esta terça-feira derrotado em Itália pelo Nápoles, por 2-0, e disse adeus ao sonho de se apurar para os oitavos de final da Champions.
Fica, porém, a recordação de uma qualificação disputada até à última jornada, num grupo com um alto grau de dificuldade, e a consolação do terceiro lugar, que abre as portas do play-off da Liga Europa aos minhotos.
O apuramento para o play off da Liga Europa acabou por ser possível com a ajuda de terceiros, neste caso do Real Madrid, que venceu na Alemanha o Union Berlim (2-3) e permitiu ao Sporting de Braga manter a terceira posição do Grupo C.
Refira-se que a SAD do Sporting de Braga deixa a Champions na fase de grupos, mas com os cofres recheados com 33,1 milhões de euros, valor que inclui o prémio fixo da presença na fase de grupos, o prémio do ranking de clubes europeus a 10 anos, e ainda o prémio monetário de uma vitória e de um empate alcançados diante do Union Berlim.
O destino dos bracarenses começou a ser traçado com alguma infelicidade, logo aos nove minutos. Politano fugiu a Borja, cruzou para área, mas Serdar ao tentar cortar o lance acabou por introduzir a bola na própria baliza.
Antes do intervalo, aos 33″, os italianos chegaram aos 2-0. Nathan levou tudo à frente numa arrancada pelo lado esquerdo, cruzou para a área onde Osimhen com um toque de calcanhar algo atabalhoado acabou por colocar a bola no fundo das redes de Matheus.
Por esta altura, ao intervalo, as notícias vindas da Alemanha não eram nada animadoras, com o Union Berlim a vencer o Real Madrid por 1-0 (Modric falhou um penálti), um resultado que atirava o Sp. Braga para o último lugar.
A segunda parte terminou sem golos, muito por culpa de um punhado de boas intervenções do guarda-redes Matheus, embora aos 80″ Ricardo Horta tenha atirado ao poste na melhor oportunidade do Sp. Braga.
O resultado impediu os arsenalistas de seguirem em frente na liga milionária. Mas na Alemanha, os golos de Joselu (2) e Ceballos permitiram ao Real Madrid vencer o Union Berlim (2-3) e ao mesmo tempo ajudaram a equipa portuguesa, que assim manteve o terceiro posto que dá acesso ao play off da Liga Europa.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: AFP