Pesquisar
Close this search box.

Solenidade e homenagens marcam comemorações dos 478 anos de Santos

A sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, ficou lotada para receber autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Forças Armadas, de entidades santistas e da comunidade, na sexta-feira, dia 26, para a solenidade de abertura oficial das comemorações pelo aniversário de 478 anos de Santos

A sessão solene teve um tom especial porque marcou o retorno, por dois meses, das sessões da Câmara Municipal à sala Princesa Isabel. Neste período, o prédio do Legislativo passará por reforma.

O prefeito Rogério Santos abriu seu discurso dando as boas-vindas aos vereadores presentes e, na sequência, destacou a importância de Braz Cubas para a história da Cidade e do papel de vanguarda que o Município sempre desempenhou ao longo de sua existência.

“Eu sou muito orgulhoso de ser santista, tenho certeza, todos nós santistas de nascimento, de coração. São 478 anos de muita história e uma cidade sempre inovando. Não existe cidade pronta, existe sempre uma cidade crescendo e se desenvolvendo. Temos grandes desafios, mas a gente vem trabalhando ao longo de tantos anos”.

“São muitas conquistas, a nova entrada da Cidade, o Quebra-Mar, agora o Parque Valongo, a primeira estação elevatória da Zona Noroeste. São muitas obras que vêm sendo feitas com o intuito de manter o maior patrimônio do santista, que é a qualidade de vida. E isto tem sido feito por todos nós. Santos é uma cidade muito bem constituída, de instituições fortes e que hoje festeja os seus 478 anos com uma trajetória longa e de grandes exemplos para o Brasil”, ressaltou o prefeito.

Por conta das chuvas, o ato cívico junto ao monumento a Braz Cubas, na Praça da República, no Centro Histórico, foi cancelado. Mas, durante a solenidade na Câmara, a tradicional reverência foi feita de forma simbólica pela presidente do Movimento de Arregimentação Feminina (MAF), Cristina Campos, e uma das grandes representantes do Movimento, Marlene Zamariolli, recebeu uma homenagem especial.

Participaram das celebrações ainda representantes da Câmara Municipal de Coimbra (Portugal). Entre eles, o vice-presidente, Francisco Veiga, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, António Albuquerque, e a chefe de gabinete de Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro, além do vereador da Câmara de Lousã (Portugal), Ricardo Fernandes.

Antes da cerimônia oficial, por volta das 9h, o bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, celebrou a missa de Ação de Graças na Catedral de Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Francisco Arrais / PMS