Cerca de sete mil pessoas participaram das festividades pelo Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, Padroeira de Santos, na última sexta-feira. A concentração ocorreu na Praça Patriarca José Bonifácio, local que se transformou em ponto de agradecimentos e orações.
Mesmo debaixo do sol e com termômetro marcando 34º no Centro de Santos, os devotos acompanharam a saída da santa da Catedral, carregada pelo prefeito Rogério Santos e os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), até o palco montado na praça para a realização da missa campal.
A celebração em louvor a Nossa Senhora foi presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa. Durante uma hora e meia, os fiéis ouviram as palavras do bispo, que destacou a bondade e a figura de Nossa Senhora como mães de todos e, ainda, agradeceu a intercessão de Nossa Senhora na vida dos santistas e as bênçãos concedidas por ela a todos os cidadãos. “É um sinal do instrumento de amor e presença de Deus”.
O prefeito também agradeceu à Padroeira durante sua participação na missa campal. “Temos de agradecer. Nossa Senhora está sempre protegendo a cidade de Santos. E seja nos momentos de alegria ou nos momentos mais difíceis, é a fé que move o santista. E a nossa Padroeira sempre está unindo o coração de todos em prol da melhoria de vida de todos nós”.
Procissão
Após a missa, a procissão ganhou as ruas da região central. A imagem foi conduzida pelo Exército, e os fiéis entoaram cânticos e rezaram ao percorrerem o trajeto em direção à Praça Mauá. Foram aproximadamente 40 minutos de mais emoção.
A estudante Ana Carla Meira trouxe o filho de Enzo, de um ano e nove meses, vestido de anjo para acompanhar toda a programação. Ela veio agradecer as bênçãos recebidas após promessa feitas à santa e diz que virá todos os anos enquanto puder.
“Já perdi dois filhos, então fiz uma promessa quando engravidei dele, porque a gestação também foi de risco. E, graças a Deus e Nossa Senhora, consegui. Ele nasceu com saúde. Então, só tenho a agradecer”.
Medalha José Bonifácio
A procissão seguiu até a Prefeitura, onde ocorreu a renovação da Consagração da Cidade à Nossa Senhora, que se tornou mais um momento especial das festividades.
O prefeito entregou o Diploma e a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, a mais alta honra concedida pelo Município, à Diocese de Santos em razão da comemoração do centenário da instituição.
Após as homenagens, a imagem de Nossa Senhora retornou ao Santuário, no alto do Monte Serrat.
Para a cabeleireira Valdirene Alves Gama, que acompanhou toda a programação, chegava ao fim sua missão como devota, que foi cumprida, segundo ela, com louvor.
“Todo ano venho. Agora coloquei até o chapéu porque estava muito sol, senão desmaio por conta do calor. Mas fico feliz e emocionada. Meu coração fica aliviado. Vim agradecer e pedir novamente saúde para a família e amigos e ano que vem estarei aqui de volta”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Raimundo Rosa / PMS