A seleção nacional vai defrontar Croácia, Polónia e Escócia no Grupo 1 da Liga A da Liga das Nações 2024/25, de acordo com o sorteio realizado esta quinta-feira em Paris, que acabou por se revelar simpático para a equipa das quinas que evitou defrontar algumas das principais seleções como Espanha, Itália ou França.
A fase de grupos vai decorrer em jornadas duplas que vão realizar-se este ano entre 5 e 10 de setembro, 10 e 15 de outubro, e ainda 14 e 19 de novembro.
Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final, que se disputam a duas mãos entre 20 a 25 de março de 2025.
Os terceiros classificados terão de disputar um play-off com as seleções que se ficarem em segundo lugar nos grupos da Liga B, enquanto os quartos classificados da Liga B serão relegados ao segundo escalão.
Refira-se ainda que a final four da quarta edição da Liga das Nações realiza-se de 4 a 8 de junho do próximo ano, altura em que se vai conhecer o novo vencedor do troféu que sucederá a Portugal (2018/19), França (2020/21) e Espanha (2022/23).
Após o sorteio, o selecionador nacional Roberto Martínez disse que “não há sorteios simpáticos”, referindo que a Liga das Nações é “importante” para a equipa crescer.
Sobre os adversários disse que “a Croácia é uma equipa que costuma estar nas finais” e “tem um futebol mágico”, enquanto a Polónia “tem um ponta-de-lança como Lewandowski com capacidade para marcar golos” e a Escócia “tem a melhor geração dos últimos 20 anos”.
“A nossa fase de apuramento para o Europeu foi impecável, mas precisamos de continuar. Gosto muito deste formato do torneio, pois disputa-se durante cinco estágios, um período muito longo e que implica muitas vezes mudanças no balneário”, assumiu.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Pedro Rocha / Global Imagens