Santos vai ganhar no mês de agosto a sua terceira Ecofábrica, que ficará localizada na Rua São João s/nº, no Morro São Bento. O equipamento, que abrigará uma oficina de artefatos e um centro de formação de obras sustentáveis, está sendo construído no imóvel onde funcionou a antiga policlínica.
A data de entrega da Ecofábrica dos Morros foi confirmada durante vistoria aos trabalhos feita pelo prefeito Rogério Santos na manhã da última terça-feira. Segundo a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), que fiscaliza a obra, 55% dos serviços já foram concluídos.
O imóvel tem 300 metros quadrados, divididos em um amplo salão na entrada, mais oito salas e quatro banheiros, sendo um com acessibilidade. No local, os moradores dos morros vão receber cursos de reciclagem de imóveis, marcenaria e serralheria.
Outro ganho será o ambiental: graças à parceria com universidades, o bambu, facilmente encontrado nos morros, também passará a ser usado nos trabalhos. Parte das muretas e os totens usados em vários pontos da Cidade também vão ser construídos na Ecofábrica dos Morros.
Sustentabilidade
Ao fiscalizar as obras, o prefeito Rogério Santos destacou que a futura ecofábrica vai resultar em “qualificação, capacitação e trabalho com reciclagem. Móveis que seriam jogados fora serão reutilizados como matéria-prima. Aqui teremos cursos de capacitação, com foco na sustentabilidade, geração de renda e olhar especial para o meio ambiente, dando oportunidade para as pessoas”.
Investimento
Os trabalhos da construção da ecofábrica seguem nas áreas de instalação elétrica, piso e pintura. A previsão é de finalização das obras em agosto. O investimento é de R$ 580 mil. Os trabalhos estão a cargo da construtora Armada, vencedora da licitação pública.
Além do prefeito Rogério Santos, acompanharam a vistoria o secretário das Prefeituras Regionais, Felipe Távora, o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), Rivaldo Santos, e o prefeito regional dos Morros, Leandro Vasconcelos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS