O primeiro sábado de 2026 foi marcado por encontros, música e um cenário especial à beira-mar.
A Praça Luiz La Scala (Aquário), na Ponta da Praia, recebeu mais uma edição do Santos Sunset, que reuniu centenas de pessoas para curtir o fim de tarde ao som de música ao vivo, gastronomia, economia criativa e o tradicional pôr do sol santista.
Com o palco montado de costas para o mar, o evento teve início às 15h com a apresentação da cantora Rafa Laranja, que embalou o público com um repertório leve e descontraído.
Para a cantora, abrir a programação do ano teve um significado especial: “Foi uma energia incrível. É o primeiro sábado do ano, a galera ainda está em clima de festa depois do Réveillon, com muitos turistas na Cidade. Acho que o Santos Sunset precisa acontecer durante todo o verão. O palco está lindo, o dia está lindo e esse pôr do sol é a cerejinha do bolo dessa tarde”, afirmou.
Na sequência, a Roda de Samba Ouro Verde assumiu o comando do palco e, ao som de clássicos do samba compostos por nomes como Moacyr Luz e Cartola, transformou o entardecer em um espetáculo à parte.
Enquanto o grupo se apresentava, o sol começou a se pôr, revelando o dourado que se espalha pela Orla de Santos e que é notado na visão propiciada nas muretas da Ponta da Praia, criando um cenário que uniu música, paisagem e identidade santista.
A servidora pública Renata Vieira, moradora do Boqueirão, contou que ficou sabendo do evento pela internet e aprovou a experiência: “É maravilhoso, como sempre. O calor pede música e esse clima. Pretendo ficar até o final para ver os navios saírem. Para este ano novo, a mensagem é ter muita fé. Esse ano vai exigir muita fé da gente, mas tudo vai dar certo”, disse.
Além da música, o público também pôde aproveitar a Rota da Cerveja Artesanal, com rótulos de cervejarias santistas, espaço kids para as crianças e a Feira Gran Bazar, que ocupou a praça com expositores de arte, moda, decoração, bem-estar e gastronomia.
Entre os empreendedores, o clima também era de entusiasmo. Rafaela Faria, do empreendimento Trelêlê da Maria, destacou a importância do evento para quem trabalha com economia criativa.
“É uma grande oportunidade para divulgar o nosso trabalho. Tenho loja online e aqui as pessoas conseguem conhecer o produto de perto. Além disso, é um ambiente ao ar livre, com troca entre empreendedores. A junção do Sunset com o Gran Bazar é maravilhosa e traz ainda mais público para a Ponta da Praia”.
O evento também atraiu moradores de outras cidades. Gilmara Silva Santos, que atualmente mora em São José dos Campos, aproveitou a visita à família para participar: “Eu sabia que ia ter, esperei o sol baixar um pouco e vim. Inclusive, estou até pensando em adiar a volta para poder conferir a feira criativa novamente amanhã”, contou.
Para quem escolheu Santos como lar, o sentimento era de celebração. Liliana Lizy Coelho, moradora da Cidade e ex-residente de São Paulo, resumiu o clima do evento: “Maravilhoso. Felicidade está brotando no ar. Normalmente venho para os chorinhos, mas hoje está superando”.
Realizado ao ar livre, o Santos Sunset consolida-se como uma das atrações do verão santista e da temporada de cruzeiros.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e a MSC Cruzeiros, que prevê a realização de cinco edições do evento ao longo da temporada, fortalecendo o turismo, a economia criativa e a ocupação qualificada dos espaços públicos da Cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Raimundo Rosa / PMS