A partir desta quinta-feira, Santos recebe a Virada da Maturidade 2024, com uma programação diversificada e inclusiva, contando com espaços onde todos vão poder se conectar, aprender e se divertir gratuitamente.
O evento de conscientização e valorização sobre o envelhecimento acontece simultaneamente na cidade de São Paulo e tem como finalidade promover o bem-estar e a inclusão dos idosos na sociedade.
A Prefeitura de Santos, uma das parceiras da Virada, participa oferecendo diversas atividades culturais, esportivas, de lazer e bem-estar, realizadas por toda a Cidade.
As ações serão organizadas pelas secretarias de Cultura (Secult), Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Meio Ambiente (Semam), Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Segurança (Seseg) e Guarda Municipal (GCM).
O coordenador da Virada da Maturidade em Santos, o professor da Secult Paulo Henrique Montenegro Lopes, explica que o evento busca focar na saúde física e mental das pessoas idosas, além de combater o preconceito etário.
“É a primeira vez que acontece em Santos. É uma ótima oportunidade para promover o envelhecimento ativo e saudável, além de valorizar a contribuição significativa que os idosos trazem para a nossa sociedade”.
Em Santos, as atividades começam nesta quinta-feira, a partir das 8h, com várias atividades físicas nas Vilas Criativas do Campo Grande (Avenida Senador Pinheiro Machado, 635) e da Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14). Os idosos poderão participar de aulas de alongamento, dança e ginástica.
No Teatro Braz Cubas (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48) haverá uma aula de dança cigana. A aula acontece, nesta quinta (25), em dois horários: das 9h às 10h e das 17h às 19h.
As duas turmas têm vagas limitadas a 70 pessoas. Outra ação, no mesmo local, é uma aula de samba, com performances improvisadas ao som de sambas de enredo. A aula será das 19h às 20h, com 50 vagas.
Ainda na quinta-feira haverá uma aula de dança de salão, conduzida por profissionais de fisioterapia e educação física.
O evento, coordenado pela Secult e Semam, vai acontecer no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), em dois horários: das 15h às 16h, e das 16h às 17h, com vagas limitadas a 50 pessoas por turma.
Caminhada
Dando continuidade às atividades, na sexta-feira (26), às 8h, haverá uma caminhada com abraço simbólico ao mar, em comemoração à realização da Virada da Maturidade em Santos.
O evento tem saída no calçadão na orla da praia (em frente à Avenida Conselheiro Nébias) e segue até a Fonte do Sapo (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 83), onde às 9h vai acontecer o Aulão da Virada da Maturidade, com professores do Fábrica Cultural e Vilas Criativas.
Ainda na sexta, das 15h às 17h, na Concha Acústica de Santos (Avenida Vicente de Carvalho s/nº, Gonzaga), será realizado o Festival de Novos Talentos, com apresentações artísticas de grupos de idosos.
Já no sábado (27), a Vila Criativa Campo Grande (Avenida Senador Pinheiro Machado, 635) vai promover uma roda de conversa seguida de uma meditação guiada, e depois uma roda de cantoria.
Tudo isso será realizado das 9h às 11h. E encerrando as atividades da Virada da Maturidade, os idosos poderão conferir a apresentação do Chorinho no Aquário, que acontece todos os sábados na Praça Vereador Luiz La Scala (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 161, Ponta da Praia).
A Virada da Maturidade foi idealizada pela psicóloga Fernanda Gouveia, cofundadora da iniciativa, e em São Paulo é realizada pela Intemsa: Interfaces Psicológicas em Saúde.
A programação completa, com as atividades que acontecem em Santos, pode ser conferida clicando aqui embaixo:
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Arquivo / PMS