Pesquisar
Close this search box.

Santos recebe selo de Destino Turístico Inteligente em Transformação do Governo Federal

Santos avançou mais uma etapa para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI), estratégia do governo federal para transformar municípios brasileiros em referências mundiais no turismo.

O Ministério do Turismo (Mtur) entregou para a Cidade o selo ‘DTI em Transformação’ após técnicos da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) apresentarem um Plano de Transformação abrangendo os 105 requisitos distribuídos nos nove eixos estratégicos do Modelo DTI Brasil:

Governança, acessibilidade, segurança, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e sustentabilidade.

Agora, para receber o selo DTI, a Cidade terá de colocar em prática as ações estabelecidas pelo plano até o ano de 2030.

Também foram certificados como destinos inteligentes em transformação as cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS), Bonito (MS) e Belo Horizonte (MG).

Nos últimos seis meses, todos passaram por capacitações sobre a metodologia DTI Brasil em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, da Argentina.

Após concorrer com dezenas de cidades de todo o Brasil, Santos foi uma das dez escolhidas, em junho de 2023, para participar da Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil.

A iniciativa visa transformar municípios em espaços de visitação inovadores, acessíveis e consolidados sobre uma infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável, facilite a interação e integração do visitante com o entorno e incremente a qualidade da sua experiência no destino, bem como a qualidade de vida dos moradores.

Santos ficou na 4ª colocação da concorrência, que se deu por meio de chamamento público. Os municípios foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

Para a obtenção do selo, a Prefeitura oficializou o Programa Santos Destino Turístico Inteligente (DTI) e criou uma comissão de monitoramento coordenada pela Seectur e integrada pelo Gabinete do Prefeito Municipal e pelas seguintes secretarias:

Governo, Finanças e Gestão, Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Infraestrutura e Edificações, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano, Assuntos Portuários e Emprego, Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social, Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos, Companhia de Engenharia de Tráfego e Fundação Parque Tecnológico.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito da imagem: Isabela Carrari / PMS