Santos e Ningbo, na China, poderão ampliar relações econômicas, portuárias e na área de planejamento urbano. Essa é a disposição de representantes das duas cidades-irmãs, manifestada na manhã desta segunda-feira durante visita dos representantes orientais ao Paço Municipal (Centro Histórico).
“É possível enxergar excelentes oportunidades de trocas comerciais, empresariais e culturais que podem aproximar ainda mais essas cidades com interesses em comum”, ressaltou o secretário de Governo, Fábio Ferraz, que recebeu a comitiva e falou sobre a relação entre os dois municípios portuários.
A união entre as duas cidades foi estreitada em 2020, no auge da pandemia do coronavírus, quando Ningbo doou 30 mil máscaras cirúrgicas a Santos.
Um dos pontos altos da visita foi conhecer o Parque Valongo – projeto de revitalização de antigos armazéns da área portuária, que recebe, entre outros recursos, R$ 15 milhões da COFCO International Brasil, empresa multinacional chinesa, por meio de Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc). O valor será destinado para área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no empreendimento.
“Vamos encorajar cada vez mais nossos empresários a olhar essas obras e planejamentos com uma grande perspectiva e auxiliar os nossos irmãos no que precisarem, para assim tornar Santos ainda mais agradável para turistas e para os próprios moradores. Esperamos que nossas relações se tornem ainda mais fortes neste ano de cinquentenário da diplomacia entre Brasil e China”, disse a presidente do Comitê Municipal de Ningbo, Wang Liping.
Ela estava acompanhada pela diretora geral do Comitê de População, Recursos, Meio Ambiente e Construção Urbano-Rural, Lu Dongxiao; do vice-presidente do Comitê Municipal do partido Zhi Gong, Fang Jucheng; do vice-diretor geral do Departamento de Habitação e Desenvolvimento-Rural, Zhang Guoping; do diretor da Divisão de Planejamento Distrital e Rural, Tang Yun e pelo vice-diretor da Divisão de Assuntos Americanos e Oceânicos, Wu Wei.
“Queremos voltar quando as obras estiverem prontas e ver de perto o resultado. Ficamos impressionados com a infraestrutura. É muito importante saber que há um investimento realizado por uma empresa chinesa”, conclui a presidente sobre o Parque Valongo.
Antes, no Paço Municipal, o grupo visitou as instalações do Centro de Controle Operacional, que desde 2020 faz o monitoramento da Cidade 24 horas, com auxílio de mais de 1.700 câmeras instaladas em pontos estratégicos, o que permite mais agilidade nos atendimentos a ocorrências como crimes, acidentes de trânsito e alagamentos.
A comitiva chinesa foi recebida em Santos também pelo secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi; pelo gerente do projeto Porto Valongo, Felipe Távora; pela coordenadora de Assuntos Internacionais, Paula Quagliato e pelo presidente da Prodesan, Odair Gonzalez.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Carlos Nogueira / PMS