Neste inverno, cubra de amor quem mais precisa. É com esse tema que a Campanha do Agasalho 2023 foi lançada na última sexta-feira (2) no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, pretende sensibilizar o santista para doar roupas e cobertores e ajudar a população mais vulnerável da Cidade.
“Todas as vezes que o Fundo Social se manifestou, imediatamente o povo santista, que é solidário e caridoso, reage e faz sua doação”, afirmou a prefeita em exercício e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, durante o lançamento, que contou também com a presença da representante regional do Fundo Social do Estado de São Paulo, Elizabeth Falcão, e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys.
A ação vai até 21 de setembro e começa com sete pontos de arrecadação (confira os locais abaixo), mas a intenção é de que a campanha se amplie nas próximas semanas com a adesão de outros estabelecimentos que se tornem também locais para a população levar as doações. Os interessados devem entrar em contato com o FSS pelo telefone (13) 3222-8050.
No ano passado, a população doou 23 mil peças de roupa e mais de cinco mil cobertores, que foram encaminhados para as mais de 100 entidades cadastradas no Fundo Social. Para 2023, a prefeita em exercício espera superar esses números. “Lanço um desafio a todos. Este ano, a gente precisa bater essa meta e conseguir uma arrecadação ainda maior. Quanto mais arrecadarmos, mais pessoas estaremos ajudando”, afirma Renata.
Mais atendimentos
Com as baixas temperaturas da estação, a procura de pessoas em situação de vulnerabilidade pelos serviços da Prefeitura costuma crescer neste período e, para garantir um atendimento de qualidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai abrir, na próxima semana, um abrigo emergencial para o inverno com mais 50 vagas.
“Neste período essas pessoas procuram mais os nossos abrigos e precisamos estar de portas abertas para receber todos”, destaca Audrey. O plano estratégico da Seds vai contar com parceria da Defesa Civil, que indicará os dias com as temperaturas mais baixas e os mais chuvosos, para auxiliar nos trabalhos da pasta. A secretária explicou ainda que a procura por parte desta população é uma forma de inseri-la na estrutura da Administração Municipal para que resgate a autonomia e cidadania, por meio dos abrigos e cursos de capacitação para o mercado de trabalho.
“O importante não é só acolher as pessoas em uma noite de frio. É dar respeito, dignidade e cidadania a todas as pessoas que vivem na nossa Cidade”, finaliza a prefeita em exercício.
Pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho
- Fundo Social de Solidariedade: Av Conselheiro Nébias, 388 – de segunda a sexta, das 9h às 17h
- Paço Municipal: Praça Mauá s/nº – de segunda a sexta, das 8h às 18h
- Câmara Municipal: Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – de segunda a sexta, das 8h às 18h
- Centro POP: Rua Amador Bueno, 446 – de segunda a sexta, das 9h às 16h
- UPA Central: Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias
- UPA da Zona Noroeste: Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca
- UPA da Zona Leste: Praça Visconde de Ouro Preto s/nº, Estuário
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos
Crédito das imagens: Isabela Carrari / PMS