Pesquisar
Close this search box.

Santos inaugura Fábrica de Artefatos e Zeladoria e abre cadastro para profissionais do setor

Com o intuito de investir cada vez mais na zeladoria e infraestrutura urbana da Cidade, o prefeito Rogério Santos inaugurou, na tarde da última sexta-feira, a Fábrica de Artefatos e Zeladoria (FAZ), dentro da Ecofábrica da Zona Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 456), e lançou o Programa Zeladores de Santos, para a contratação de mão de obra que garantirá a manutenção dos espaços públicos municipais (veja abaixo).

Na Fábrica de Artefatos e Zeladoria serão produzidos equipamentos e artigos utilizados no processo de zeladoria da Cidade. As famosas muretas de Santos, por exemplo, serão produzidas no espaço, minimizando custos e maximizando os resultados.

Já o ‘Cadastro de Zeladores de Santos’ é uma ação de caráter permanente, que visa a criação de um banco de talentos destes profissionais, em suas diversas áreas, que poderão participar de capacitações, projetos de inclusão ao mercado de trabalho e programas assistenciais do Município.

Para Rogério Santos, a zeladoria e a manutenção dos espaços públicos estão entre as prioridades da Administração. “As prioridades que temos na Cidade são a educação, zeladoria e geração de empregos. Esse projeto usa os três pilares do desenvolvimento sustentável, ou seja, o ambiental, com o reaproveitamento de materiais reciclados na fábrica, o social, com a capacitação e oportunidade para as pessoas aprenderem uma nova profissão e o econômico, com a geração de emprego e renda”.

Durante a inauguração, que contou com a presença do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, o prefeito batizou a Ecofábrica, que recebeu o nome Rivaldo Santos de Almeida (Vado), em homenagem à ilustre liderança do bairro Bom Retiro, na Zona Noroeste.

A iniciativa privada também investiu no projeto. A Ecoporto fará uma doação de 200 mil reais em equipamentos que serão utilizados pela fábrica. Para o diretor executivo da empresa, Luiz Araújo, a iniciativa da Prefeitura possui sinergia com os ideais da empresa. “É uma contraprestação porque, como santistas, somos parte disso tudo, além da sintonia que temos por atuarmos sempre focados na sustentabilidade”.

O Cadastro de Zeladores de Santos oferecerá vagas para o banco de talentos voltado a eletricistas, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, soldadores, pintores, armadores, jardineiros, ajudantes gerais, azulejistas, telhadistas, grafiteiros, serralheiros e outros profissionais da área de construção civil e zeladoria.

As inscrições já podem ser feitas por meio da página do programa, do formulário ou presencialmente nas Prefeituras Regionais, até 24 de abril. A publicação dos inscritos será no dia 28 de abril, com avaliação e entrevista previstas para o período entre 29 de abril e 12 de maio.

Para inscrição presencial será necessário apresentar: RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e NIS (Número de Identificação Social). Nos casos da inscrição realizada por meio eletrônico, a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e NIS (Número de Identificação Social) será realizada na Etapa da Entrevista. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Marcelo Martins / PMS