Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Santos fecha parceria com Governo do Estado para plataforma de qualificação em turismo

Com o objetivo de criar uma plataforma para qualificação e inovação do setor turístico, a Prefeitura assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e os parques tecnológicos de Santos, Sorocaba e São José dos Campos para o desenvolvimento do Programa Academia de Turismo SP.

A meta da Academia do Turismo SP é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online, disponíveis até 2026.

O acordo foi firmado na tarde de segunda-feira (14), durante a feira de turismo WTM Latin America, na Capital, e terá validade de três anos.

Durante esse período, os parques tecnológicos poderão articular parcerias estratégicas; desenvolver ferramentas educacionais; promover pesquisas de desenvolvimento; incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo. Além de realizar ações de sensibilização, atratividade e empregabilidade no setor turístico; e participar de feiras e eventos.

Para o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a assinatura representa avanço estratégico para o fortalecimento do setor.

“A parceria com Santos e seu Parque Tecnológico é fundamental para ampliarmos a capacitação e as oportunidades no turismo, impactando positivamente a economia e a empregabilidade nas regiões turísticas paulistas”.

Santos participou da WTM Latin America como coexpositor em estande do Circuito da Costa da Mata Atlântica, promovendo os atrativos turísticos a profissionais de diversos segmentos, tanto nacionais quanto internacionais.

“A WTM é uma excelente oportunidade para articulações e parcerias que impulsionam o turismo da nossa cidade. A assinatura deste protocolo é um passo importante rumo à modernização do setor e à consolidação de Santos como referência em inovação e qualificação”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.

Já para o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, a parceria representa avanço significativo na busca por inovação no setor.

“O Parque Tecnológico tem atuado como articulador estratégico para o desenvolvimento de soluções que integram inovação, qualificação profissional e sustentabilidade. Assinar este protocolo, ao lado dos parques de Sorocaba e São José dos Campos, reforça o nosso papel como uma instituição transversal, que conecta mercado, setor público, academia e sociedade civil em torno de um objetivo comum: promover o desenvolvimento econômico e socioambiental de Santos e de todo o litoral paulista”.

Durante a WTM Latin America, também foi lançado o Passaporte Ferroviário de São Paulo, publicação que reúne 14 atrativos de 12 municípios ligados à história ferroviária do Estado e oferece descontos de até 20% nas viagens. Santos está representada por dois ícones: e Linha Turística do Bonde e o Monte Serrat.

O Passaporte Ferroviário funciona como guia e recordação de viagem. O turista pode registrar nome, cidade de origem e data de nascimento, além de receber carimbos a cada destino visitado — assim como em um passaporte tradicional.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Setur-SP e a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado e da CPTM.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal