A Prefeitura de Santos preparou uma agenda especial para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, com atividades gratuitas que unem saúde, cultura e lazer, entre segunda (29) e quarta-feira (1º).
A abertura foi marcada por uma caminhada, às 8h, que saiu da Av. Conselheiro Nébias (em frente à Gibiteca Marcel Rodrigues Paes – Posto 5, na faixa de areia) até a Fonte do Sapo (Aparecida), local que recebeu aulão de atividades físicas comandado por professores das Vilas Criativas Campo Grande, Encruzilhada e Sênior 50+.
A programação segue nesta terça-feira (30) com assembleia para revisão da política municipal da pessoa idosa (às 9h, na Rua XV de Novembro, 119, Centro) e Festa da Primavera (às 15h, no Instituto Energia, Gonzaga). A partir das 17h, tem a peça “Assunta do 21” com o Grupo Harmonia 60+, seguida do Festival de Culturas Corporais, na Concha Acústica (canal 3).
Já na quarta-feira, as atividades começam com passeio gratuito de bonde histórico para pessoas 60+, às 10h30, saindo do Museu Pelé. À tarde, a Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Gonzaga) recebe a apresentação “Poesia em Linhas” (14h30), seguida do espetáculo “Velho Pá” (15h) e da roda “Criadores da Vila” (15h15), que compartilha histórias de luta e superação.
A programação se encerra às 15h40, no Centro Comunitário Vila dos Criadores (Alemoa), com o “Saraokê 60+”, trazendo música, memórias e convivência.
A programação é realizada em parceria entre os programas Vilas Criativas (Secretaria de Comunicação e Economia Criativa) e Fábrica Cultural (Secretaria de Cultura) – que levarão professores e grupos artísticos para diferentes pontos da Cidade -, Instituto Energia e Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Apoio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Biblioteca Comunitária Vila dos Criadores e do Fórum da Cidadania – Concidadania.
Baile da Saudade leva música e dança a pacientes do Hospital dos Estivadores
Nesta segunda-feira, o Hospital dos Estivadores (Av. Conselheiro Nébias, 401 – Encruzilhada) se transformou em salão de festas. Fitas, balões e até espaço para dança, embalado pelo DJ Luan Melo, deram o tom do Baile da Saudade, promovido pela Secretaria de Saúde dentro da programação da campanha de conscientização sobre o envelhecimento.
A iniciativa uniu saúde e confraternização em um momento de lazer para pacientes de longa permanência e acompanhantes, estimulando bem-estar emocional e integração social.
Entre os mais animados estava o paciente Leonardo Bezerra, 51 anos. Internado há mais de 20 dias para acompanhamento médico, adorou ouvir a música dos tempos dos bailinhos. “Ações como essas nos divertem e nos fazem lembrar de como a vida é boa e pode ser vivida. Parece que estou no clube do bairro, dançando. Hoje, a gente esquece a dor e lembra só da alegria”.
Para a fisioterapeuta Ana Luiza Jacob, iniciativas como esta são parte do cuidado integral. “Queremos que nossos pacientes se sintam valorizados não só no aspecto clínico, mas também humano. O baile mostra que, mesmo estando em um leito de hospital, eles podem ter um momento de alegria, participação social, integração e diversão”.
Fonte: Prefitura Municipal de Santos
Crédito da imagem: Henrique Teixeira / PMS