Pesquisar
Close this search box.

Santistas discutem criação de distritos para atrair mais investimentos para a região central

A região central foi tema de encontro que reuniu munícipes na noite de quinta-feira, na Associação Comercial de Santos. No local, foi realizada audiência pública sobre a criação de Distrito Criativo e uma consulta pública em relação a um Distrito Turístico.

Ambos os projetos buscam impulsionar a economia e atrair investimentos para o Centro, com sua vocação para turismo, lazer e habitação.

Os distritos terão área delimitada, dentro da macrorregião Central, visando focar em suas vocações, deixando claro para a população, comerciantes e investidores o potencial de cada pedacinho da região, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.  

“Com o Distrito Criativo, queremos vocacionar algumas ruas. A Rua do Comércio, por exemplo, é mais destinada para nossos eventos. Já temos isto na prática e sua criação dará segurança jurídica para quem quer investir. Assim, é deixar mais claro na lei que aquele pedacinho que a gente define como um perímetro entre as ruas São Bento, Tuiuti, Frei Gaspar e São Leopoldo, é um local apropriado para investir nesse tipo de ramo de atividade”.

No Distrito Criativo, deverão ser priorizadas moradias estudantis, culturais, artísticas e atividades vocacionadas à economia criativa, cultura, música, gastronomia e turismo de forma articulada com a estética, a valorização cultural e a preservação da identidade, buscando o desenvolvimento econômico pautado na inovação.

O secretário destacou ainda a importância do envolvimento da sociedade nesta ação. “É uma etapa importante ouvir e ter a participação das pessoas na audiência pública para que sejam feitas considerações e a gente possa aprimorar e, de fato, ajustar o que for preciso, à medida que a gente consiga ter esse feedback da sociedade”, diz Glaucus.

A criação do distrito será feita por meio de alteração na Lei de Uso e Ocupação de Solo e, após finalizada, a proposta será enviada à Câmara Municipal.

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) também abriu para consulta pública a Proposta de Implementação do Distrito Turístico em Santos durante o evento. O objetivo foi apresentar o projeto e colher contribuições dos munícipes.

A Cidade já iniciou o processo para ter um Distrito Turístico, um programa do Governo do Estado implementado por meio de lei, em 2021, que tem como objetivo fomentar investimentos públicos e privados para impulsionar o turismo nas cidades paulistas, informou a titular da Seectur, Selley Storino, que explicou ainda os passos necessários para a ideia se concretizar. A expectativa é de que isso ocorra até o final do ano.

“Tem a consulta pública, tem um termo de adesão que o prefeito Rogério Santos vai assinar e nós estamos mandando um plano de implementação, demonstrando todo o investimento público na área e mostrando o potencial turístico para que o Estado possa nos ajudar a buscar outros investimentos para a Cidade e para esse distrito “, diz Selley.

A ideia é que o Distrito Turístico de Santos represente a região do Centro Histórico, que está com diversas obras em andamento que reforçarão seu apelo turístico, como o Parque Valongo, o novo Mercado Municipal e a revitalização da Rua XV de Novembro – e a Vila Belmiro, com sua ligação histórica com o Santos FC e Pelé, que também atrai muitos visitantes ao Memorial das Conquistas do clube.

Glaucus Farinello explica que Santos delimitará essa área para participar do programa do Governo para atrair investimentos privados. “Como parques temáticos e até mesmo hotéis, por conta da ida do terminal de passageiros para o Valongo ”, exemplifica o titular da Sedurb.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito das imagens: Francisco Arrais e Arquivo / PMS