Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rússia realiza Desfile do Dia da Vitória na Praça Vermelha de Moscou

Um desfile militar para comemorar o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945 foi realizado na Praça Vermelha de Moscou.

A cerimônia teve início com a marcha do grupo de bandeiras da unidade da Guarda de Honra do Regimento Preobrazhensky, portando a bandeira nacional russa e o lendário Estandarte da Vitória.

Este estandarte foi hasteado sobre o Reichstag por soldados da 150ª Divisão de Fuzileiros Idritskaya em maio de 1945.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, veteranos de guerra, convidados e líderes estrangeiros assistiram ao desfile da tribuna central da Praça Vermelha. O

ministro da Defesa, Andrey Belousov, inspecionou o desfile, que foi comandado pelo comandante das Forças Terrestres, general do Exército Oleg Salyukov.

O Desfile do Dia da Vitória contou com a presença de líderes de 27 países estrangeiros, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic; o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico; o presidente da Republika Srpska, Milorad Dodik; o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam; o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi; o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o presidente da Etiópia, Taye Atske Selassie; o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; entre outros dignitários estrangeiros.

No ano passado, o desfile contou com mais de 9 mil militares, 61 sistemas de armas e 15 aeronaves de combate. Este ano, unidades militares de 13 países participaram do desfile na Praça Vermelha.

Os contingentes militares da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) incluíram tropas do Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Tropas de estados aliados participaram com unidades do Vietnã, Egito, China, Laos, Mongólia e Mianmar.

Em 2025, mais de 11 mil militares participaram do desfile, incluindo 1.500 combatentes da operação militar especial e 183 sistemas de armas da Segunda Guerra Mundial e armamentos modernos.

As colunas a pé das tropas russas foram compostas por regimentos e batalhões das Forças Armadas e de diferentes ramos militares, unidades das escolas militares Suvorov e Nakhimov, escolas cadetes e musicais, membros do movimento juvenil Exército Jovem, mulheres militares, cossacos, combatentes da operação especial e uma banda militar consolidada.

Os lendários tanques T-34 da Segunda Guerra Mundial, símbolos tradicionais da Vitória, lideraram a coluna mecanizada.

Em seguida vieram veículos leves sobre rodas como os blindados Tigr-M, VPK-Ural e os veículos de evacuação médica Linza.

Depois, desfilaram os veículos de combate de infantaria BMP-2 e BMP-3 com módulos de combate especiais, e os tanques de batalha principais T-72B3M, T-80BVM e T-90M Proryv.

Entre os sistemas de artilharia avançada estavam os obuseiros Msta-S, os canhões Giatsint-K e Malva. Na sequência, desfilaram os lançadores múltiplos de foguetes Tornado-S e os lança-chamas pesados TOS-2 Tosochka.

Pela primeira vez, uma coluna de tropas de sistemas não tripulados participou do desfile. Estavam incluídos UAVs de reconhecimento Orlan-10 e Orlan-30, drones de combate ZALA, Lancet, Garpiya e Geran.

As Tropas de Mísseis e Forças Estratégicas da Rússia foram representadas pelos sistemas de mísseis táticos Iskander-M, os lançadores de mísseis antiaéreos S-400 Triumf e os mísseis intercontinentais móveis Yars. A última coluna de veículos militares incluiu os blindados sobre rodas Bumerang.

O desfile foi encerrado com uma passagem aérea de aeronaves de combate sobre a Praça Vermelha. As equipes acrobáticas Russkiye Vityazi (Cavaleiros Russos), com caças Su-30SM, e Strizhi (Andorinhas), com MiG-29, realizaram a manobra “Diamante de Kubinka” sobre o centro de Moscou.

Encerrando o espetáculo, seis aeronaves de ataque Su-25 soltaram fumaça com as cores da bandeira nacional russa.

Fonte e crédito da imagem: www.forte.jor.br