Pesquisar
Close this search box.

Ronaldo fala de Pelé como “inspiração”. Benfica e FPF lembram amizade com Eusébio

Por todo o mundo sucedem-se as manifestações de pesar pela morte do Rei Pelé.

A Confederação Brasileira de Futebol decretou luto oficial por sete dias. “A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte de Pelé, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial por sete dias”, refere aquela organização em comunicado, no qual o líder da CBF revela que serão feitas “todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos”.

Na conta oficial do antigo futebolista na rede social Twitter surgiu uma mensagem que anuncia a partida do maior ídolo do Brasil: “A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje. Amor, amor e amor, para sempre.”

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, em comunicado, evocou Pelé como “um génio puro” e um “ícone do desporto mundial”.

“O nome Pelé confunde-se com o futebol. Ele é talvez a maior referência e, simultaneamente, o maior símbolo da história da modalidade. Mas não só. Pelé é um ícone do desporto mundial”, refere, considerado o antigo futebolista como “uma das personalidades mais consensuais de sempre”, e por isso “não é apenas o imenso Brasil que chora a sua morte”, mas “o mundo inteiro”.

“Pelé foi um génio puro, um fenómeno, um atleta de eleição e um apaixonado pela bola que desde a década de 50 contribuiu de forma decisiva para a popularidade do futebol. Não tenhamos dúvidas: se o futebol atingiu a dimensão universal que hoje tem, muito o deve a Edson Arantes do Nascimento”, assinala Gomes, lembrando que ao seu lado na “galeria dos imortais” terá “amigos como Eusébio”, que também “mereceu a coroa de rei”. “Se lá houver uma bola, irão divertir-se”, finalizou.

Nas redes sociais, a Federação Portuguesa de Futebol lembrou a amizade de Pelé e Eusébio, com a frase “duas estrelas que se voltam a encontrar”.

Também o Benfica destacou a ligação que existia com as lendas portuguesas e brasileiras.

O Sporting publicou nas redes sociais uma foto de Pelé com Fernando Peyroteo. “Espalhou magia dentro das quatro linhas e nunca será esquecido pelo mundo do futebol”, escreve o clube de Alvalade.

Por sua vez, o FC Porto publicou uma foto de Pelé com a frase: “As lendas são imortais.”

Cristiano Ronaldo também fez questão de lembrar “o senhor” Edson Arantes do Nascimento, endereçando “profundos sentimentos a todo o Brasil”. “Um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre”.

“O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”.

Entre os líderes mundiais, Marcelo Rebelo de Sousa foi dos primeiros a lamentar a morte de Pelé com uma nota no site da Presidência. “O Presidente da República lamenta a morte de Pelé, o extraordinário jogador de futebol brasileiro que encantou ao longo de décadas. Pelé foi um rei do Futebol, um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado como um dos maiores do mais popular desporto do mundo. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as mais sentidas condolências ao povo brasileiro, aos familiares e amigos de Pelé e a todos quantos choram a partida de uma lenda”, pode ler-se.

Lula da Silva, presidente eleito do Brasil que toma posse no domingo, lembrou que teve “o privilégio” de ver jogar Pelé ao vivo. “Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola fazia sempre algo especial, que muitas vezes acabava em golo”, disse, admitindo que “tinha raiva de Pelé” e explicou porquê: “Ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu admirava-o. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da seleção brasileira.”

O futuro presidente brasileiro recordou depois que “poucos” levaram o nome do Brasil “tão longe”. “Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: Pelé. Nunca houve um camisa 10 como ele.”

O Santos FC assinalou a morte do seu maior ídolo nas redes sociais com uma foto da coroa do rei e uma só palavra “Eterno.”.

A estrela brasileira Neymar despediu-se do rei Pelé com uma publicação emocionada nas redes sociais. “Antes de Pelé, 10 era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”

O argentino Lionel Messi também assinalou a morte de Pelé com uma foto de ambos e uma curta mensagem em português: “Descansa em paz.”

O avançado francês Kylian Mbappé publicou na sua conta de Instagram uma foto recente com Pelé, durante uma ação publicitária para uma marca de relógios. “O rei do futebol deixou-nos, mas o seu legado jamais será esquecido”, escreveu o futebolista do PSG.