Milhares de peregrinos acompanharam o silêncio do Papa Francisco quando este orou, por instantes, em frente à imagem da Nossa Senhora este sábado.
Um momento que o Reitor do Santuário qualifica de “particularmente intenso e especialmente significativo” e que se estendeu, depois, à oração comunitária do terço.
Das palavras do Papa, Carlos Cabecinhas sublinha a perspetiva que o Sumo Pontífice tem reafirmado nesta viagem a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, nos últimos dias: “a Igreja é, de facto, lugar para todos, para todos e para todos. Isto é, que todos nos sentimos realmente em casa, sobretudo aqui na casa da mãe”.
Um sentido do discurso que está em consonância com a ocasião que o sacerdote descreve como “a mais tocante” em que o Papa saudou todos os jovens reclusos, doentes e portadores de deficiência que com ele rezaram na Capelinha das Aparições.
Jovens têm contagiado Fátima “com a sua alegria”
O Reitor do Santuário de Fátima assume estar surpreendido com a afluência de jovens, nos últimos dias, ao Santuário de Fátima: “Tem sido uma surpresa sempre renovada a quantidade de jovens que têm passado por Fátima, que emprestam aqui o seu colorido, que trazem esse rosto jovem da Igreja a Fátima e que nos contagiam com a sua alegria”.
O Papa regressou à mensagem forte do seu discurso na cerimónia de Acolhimento. “Podemos insistir que todos podem entrar. É a casa da Mãe, e uma mãe tem sempre o coração aberto para todos, todos todos, sem exceção”, disse Francisco em Fátima.
Fontes: www.fatima.pt / www.renascença.pt
Créditos da imagens: Patricia de Melo Moreira / AFP e Paulo Cunha / LUSA