Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Quarta edição da Conferência Brasil em Coimbra debate “Cultura Digital e Identidade”

A Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Universidade de Coimbra (APEB Coimbra) realizou a 4ª Conferência Brasil em Coimbra no no último sábado, evento anual que “tem como intuito fomentar o debate acadêmico e cultural e a reflexão acerca do papel da arte e da cultura na sociedade contemporânea, bem como suas nuances”, explica a entidade na nota de divulgação.

O tema desta edição será “Cultura Digital e Identidade”. Para os organizadores, “aspira não apenas refletir como os impactos tecnológicos influenciam a forma como nos expressamos, interagimos e construímos nossas identidades, mas também o papel da digitalização na construção da identidade individual e coletiva”.

De acordo com a presidente da APEB, a advogada e mestranda Patrícia de Marchi, a conferência tem se firmado no cenário acadêmico em Portugal.

“Foi em 2022, no Bicentenário da Independência do Brasil, e num cenário pós-pandemia, que sentimos necessidade desse diálogo. Foi aí que surgiu a primeira edição da Conferência Brasil em Coimbra. E desde então abordamos temas como cultura, tecnologia, política e arte”.

“Em 2025, nós vamos explorar um tema essencial, cultura digital e identidade. Como é que as redes sociais moldam as novas gerações e como é que afetam a nossa cultura, (0:41) identidade e saúde mental”, destaca a presidente no vídeo de divulgação do evento.

A conferência vai ser realizada no StudentHub, no polo 1 da Universidade de Coimbra (no antigo prédio da Faculdade de Medicina), a partir das 14h. A participação exige inscrição prévia por este formulário e pagamento de uma taxa de três euros.

Confira os temas dos painéis e convidados:

Educação na Era Digital – Consciência, Inclusão e Transformação, com a professora de literatura Bruna Martiolli.

Mentes Digitais: Saúde Mental na Era da Conectividade, com a psicóloga e professora Vanessa Eleutério.

Identidade Cultural no Mundo Digital, com o ator Igor Marchesi.

A carga invisível digital: as redes sociais como trabalho, com o ator Nouã.

Mais informações nos perfis da APEB.

Fonte: Diário de Notícias Brasil / Portugal

Crédito da imagem: @apebcoimbra