Eduardo Vítor Rodrigues garantiu, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, na última quinta-feira, que os projetos das linhas de metro de Gondomar e ISMAI-Trofa serão lançados nas “próximas semanas”.
O Presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) sublinhou que esta é a “consumação de um antigo compromisso político”, que deverá agora avançar. “O PRR e o Portugal 2030 têm que ter os instrumentos para financiar estes projetos”, salientou.
A nova linha de Gondomar ligará o Souto ao Estádio do Dragão numa extensão de 6,7 quilómetros e nove estações. Já a linha até à Trofa constituída também por nove estações vai fazer a ligação entre o ISMAI e o Muro.
As ligações de metro têm garantidas verbas da União Europeia, através do programa Sustentável 2030, num total de 3,7 mil milhões de euros.
Este é já um desejo antigo. Foi há 21 anos que o comboio passou na Trofa pela última vez. Desde então, a população continua a esperar pela promessa da ligação de metro que está prevista desde a primeira fase e que nunca viu a luz do dia.
Fonte e crédito da imagem: Jornal NM – Matosinhos – Porto Canal / Portugal