O projeto Rede Educativa para a Longevidade, desenvolvido pela Prefeitura de Santos com o objetivo de expandir conceitos de envelhecimento ativo e proteção ao idoso, está servindo de referência para a cidade do Porto (Portugal), que deverá implementar iniciativa com idêntico sentido.
Toda a política para a longevidade desenvolvida em Santos foi apresentada pela assessora especial da Secretaria de Saúde, Ana Bianca Ciarlini, no último dia 14, ao vereador da Câmara Municipal do Porto, Pelouro da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, e para o diretor do Departamento Municipal de Relações Internacionais e de Protocolo, João Paulo Cunha.
Ana Bianca (3ª da dir. p/esq.) com autoridades na cidade do Porto
“Acolhi com grande entusiasmo o Projeto Rede Educativa para a Longevidade, que espero possa vir a ser replicado no Porto; como diz o poeta: ‘Sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança’; parabéns pelo projeto muito inspirador”, disse o vereador lusitano.
Ana Bianca estava emocionada com a receptividade. “Fiquei lisonjeada pelo interesse despertado pelo programa, considerado inovador e de extrema importância para oferecer melhor qualidade de vida aos idosos”.
O aprofundamento sobre assunto terá continuidade com reunião on-line entre as equipes das duas cidades.
Intergeracional
O Projeto Rede Educativa para a Longevidade visa preparar a sociedade santista para a implantação de uma política para a longevidade. A iniciativa leva às escolas da rede municipal conceitos de revolução da longevidade e envelhecimento ativo, destacando o protagonismo do idoso ativo e incentivando a proteção às pessoas vulneráveis dessa faixa etária dentro da base familiar e da sociedade.
Fonte e crédito das imagens: Prefeitura Municipal de Santos / Divulgação