O Observatório de Turismo de Santos, projeto da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) para abastecer de informações a pasta e o segmento, sagrou-se vencedor do Prêmio Iberoamericano de DTI (Destino Turístico Inteligente), na categoria Tecnologia e gerenciamento de dados.
A premiação foi anunciada neste domingo à noite na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), em Curitiba (PR), após a iniciativa ser apresentada pelo responsável pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) da Seectur, Renato dos Anjos.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comemorou o prêmio e ressaltou a importância do observatório.
“Abastecer o poder público e o trade com informações é essencial para que o turismo se torne, cada vez mais, um indutor de desenvolvimento social e gerador de empregos. A nossa equipe da Seectur está de parabéns por este maravilhoso reconhecimento à Cidade”.
Também chegaram à final da mesma categoria projetos do Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
“São duas capitais avançadíssimas em turismo. Então, para nós, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar este projeto e sair com o prêmio. Agradecemos muito por todo o apoio que recebemos de toda a equipe da Seectur na elaboração deste projeto”, afirma Renato dos Anjos.
“Gostei da forma como o projeto foi construído. É assim que os destinos turísticos devem se posicionar, com protagonismo e inteligência, através dos dados”, declarou o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi.
O Projeto
Implementado em 2020, o Observatório de Turismo, desenvolvido pela Sepesq, funciona como um banco de dados do turismo em Santos, realizando monitoramento de diversos indicadores e abastecendo o poder público e a iniciativa privada com vários tipos de informação, o que possibilita o planejamento e a execução de ações com o objetivo final de desenvolver o turismo como fomentador econômico.
“Essas informações são essenciais para definir melhorias em programas e projetos em andamento, recalcular rotas etc. São dados que nos municiam para que nossas ações estejam sempre no caminho certo”, explicou Selley Storino.
Clique aqui e acesse o Observatório
Fonte e crédito das imagens: Prefeitura Municipal de Santos