O projeto europeu DIBEST (Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social), promovido pelo NERA (Associação Empresarial da Região do Algarve) terminou este ano com um “balanço muito positivo”.
Ao longo do ano, apostou-se no desenvolvimento de competências digitais através de soluções práticas orientadas para a competitividade, a inovação e a sustentabilidade, concretizadas num programa estruturado de formação, workshops e webinars regulares, sessões de networking e mentoria personalizada.
No Algarve, esta abordagem traduziu-se no envolvimento de 15 microempresas, que participaram num programa gratuito de capacitação digital, composto por 13 sessões dinamizadas por especialistas.
O programa é complementado por um regime de mentoria individualizada, envolvendo oito mentores, nas áreas de marketing digital, comércio online, plataformas de reservas, mecanismos de financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial.
O projeto ganhou ainda destaque público através da participação no Algarve Tech Hub Summit, em Novembro, onde reuniu empresários para debater o impacto do DIBEST na atividade e no desenvolvimento das microempresas.
Em paralelo, promoveu-se uma call internacional para identificação de soluções digitais inovadoras e cujos resultados integrarão o futuro Digital Innovation Toolkit, um recurso online gratuito destinado às microempresas turísticas.
Para 2026, estão previstas várias iniciativas estratégicas, nomeadamente a participação dos empresários participantes no certame Transfiere, em Málaga, a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, bem como a participação no Workshop Internacional e evento final do projeto, a realizar na Irlanda.
Este evento final, agendado para Abril de 2026, reunirá microempresas dos diferentes países parceiros para partilha de resultados, benchmarking, boas práticas e reflexão sobre desafios futuros, assinalando a entrada desta operação na sua reta final, cuja conclusão está prevista para Julho de 2026.
O Projeto DIBEST é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal.
Fonte e crédito da imagem: www.sulinformacao.pt