Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Programa “Porto Amigo” já reabilitou 75 habitações

Lançado em 2009, o programa municipal “Porto Amigo” já reabilitou 75 habitações. Com o lema “Casa adaptada, vida melhorada”, tem como objetivo a realização de obras de reconstrução, reabilitação, decoração e melhoria dos níveis de salubridade em habitação própria ou arrendada.

Promovido pela Câmara do Porto, em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, a Associação Just a Change e a G.A.S. Porto, o programa municipal é dirigido a pessoas em situação de comprovada pobreza económica que vivam no concelho, em habitação não municipal, e de acordo com os critérios definidos em regulamento e respetiva validação.

“O ‘Porto Amigo’ não só reabilita as casas, mas reconstrói vidas, permitindo aos beneficiários manterem-se no seu meio social, reforçando o sentimento de pertença ao território onde vivem, concorrendo para diminuir o sentimento de isolamento e solidão, transformado a vida daqueles que mais precisam e tornando as suas casas em lugares dignos de serem vividos”, sublinha o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo.

O ‘Porto Amigo’ não só reabilita as casas, mas reconstrói vidas, permitindo aos beneficiários manterem-se no seu meio social

O programa estende-se, também, à intervenção em habitações não municipais, que tenham como fim único o alojamento de pessoas em situação de sem-abrigo, desde que, previamente, o processo seja devidamente protocolado entre o Município do Porto, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem‑Abrigo e o proprietário do imóvel, de acordo com a verificação cumulativa das condições definidas no regulamento.

Em janeiro deste ano, o Executivo municipal aprovou, por unanimidade, um aumento de investimento na reabilitação de habitações.

Candidaturas abertas

As candidaturas ao programa estão abertas, podendo ser efetuadas através do preenchimento e envio do formulário de pré-candidatura para o email dmcs@cm-porto.pt. Pode aceder ao formulário de pré-candidatura aqui.

Para mais informações poderá, também, contactar o Departamento Municipal de Coesão Social, através do número 22 589 92 60.

Fonte: www.diariodoporto.pt

Crédito da imagem: Miguel Nogueira