O primeiro dia do Festival da Sardinha movimentou o Mercado de Peixes de Santos nesta terça-feira, atraindo clientes que buscavam aproveitar o desconto no quilo do pescado — que sai por R$11,90 — e animando os comerciantes, que esperam uma grande semana de vendas. O festival segue até o domingo (23).
A expectativa de Mikael Andrade, proprietário do Emanuel Pescados (box 11), é a melhor possível. “A gente espera que as vendas da sardinha aumentem em 40% ou 50%”, calcula o comerciante, que enxerga no festival a possibilidade dos clientes já começarem a se preparar para o feriado da Semana Santa (13 a 20 de abril). “Neste festival, buscamos oferecer o melhor preço possível para atrair as pessoas”, explica.
O valor alcançado pelos permissionários que organizam o evento chega a ser 50% inferior ao que era cobrado antes, quando o quilo do produto podia ser encontrado por R$25,00 durante o período do defeso (encerrado em 28 de fevereiro).
O técnico em contabilidade Hallier Neiman Barquero, 47 anos, costuma frequentar o Mercado para garantir uma mesa com peixes sempre frescos. Na manhã de terça-feira ele pesquisava valores no local. “Realmente, os preços estão bons, melhores do que antes. Geralmente eu aproveito bastante os festivais” conta ele, referindo-se a outros eventos promocionais do estabelecimento.
Quem também frequenta os boxes é o aposentado Francisco Luiz Bertozzi, 72, que faz uma visita ao menos uma vez por semana. “Para mim é ótimo, com o festival, o preço está realmente acessível”, destaca ele, que aproveitou a ocasião para encher a sacola com outros frutos do mar além da sardinha, como lula e camarão.
Além dos clientes, quem está aproveitando são os permissionários. A vendedora Ivone Paulo da Silva, do Gabrimar Pescados e Frutos do Mar (box 10), diz já ter notado um aumento no movimento. “Os festivais sempre dão certo, o pessoal vem pra comprar bastante”, afirma. Já Francisco Vieira, gerente do Box do Santista (1, 3 e 4), espera que o fluxo de pessoas seja ainda maior durante o fim de semana. “Sentimos que vai melhorar cada vez mais. A sardinha é um peixe com muita procura, então esperamos vender muito”.
SERVIÇO
O Mercado de Peixes fica na Avenida Mário Covas Júnior, 3.050, Ponta da Praia e funciona de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h.
Fonte: Diário de Notícias / Portugal
Crédito das imagens: