Já está assinada pelo prefeito de Guarujá, Válter Suman, e pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson Luiz de Jesus, a Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.
A cerimônia foi realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho na terça-feira e contou com autoridades e empresários. Na ocasião, ainda foi anunciado o cronograma das intervenções, que deverão durar seis meses, nessa etapa.
Com a novidade, as obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá já podem ser iniciadas, contemplando a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem.
Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna.
O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora no último dia 2 de dezembro.
A empresa atendeu todas as exigências do edital e realizara as intervenções necessárias, orçadas em R$ 19 milhões, investimento do Governo Federal. No local das obras, serão iniciados serviços preliminares, projetos executivos e o canteiro de obras.
Em data a ser definida entre Ministério e Prefeitura, o prefeito ainda receberá o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, para uma vistoria técnica na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, onde os trabalhos serão desenvolvidos.
Novos negócios
Durante cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, o prefeito comentou que já há registro de empresários e construtores que prospectam investimentos no Município para negócios e construção civil.
“Com a construção do aeroporto e do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, a procura por imóveis na Cidade crescerá em razão da facilidade de acesso dos santistas ao Guarujá. O mesmo raciocínio valerá para as construtoras, que já teriam a consciência de que, no Município, há maior disponibilidade de terrenos. Isso tudo representa geração de empregos e desenvolvimento para a nossa Cidade”, explica Válter Suman.
O momento histórico foi acompanhado pelo deputado estadual Caio França, o comandante da Base Aérea Geancarlo Jandre, vereadores, autoridades e secretários municipais, além de membros da sociedade civil e lideranças comunitárias.
Futuros voos
Após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase. Na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
A Prefeitura de Guarujá e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para diversas localidades que serão definidas na oportunidade dos estudos. Algumas empresas interessadas já conversam com a Administração Municipal e estão trabalhando com a previsão de voos .
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras comemora esse feito histórico. “É emocionante participar de um momento tão importante quanto esse, que mudará para sempre a história de Guarujá e da Baixada Santista.
Os serviços serão acompanhados de perto, com a maior qualidade e eficiência possíveis. Estamos trabalhando com muito empenho para que o primeiro voo seja realizado ainda este ano”, pontuou o secretário.
Fonte e crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Guarujá