Pesquisar
Close this search box.

Posto 6 na orla de Santos é revitalizado

Munícipes e turistas acabam de ser contemplados com um novo Posto de Salvamento 6, na orla da Aparecida, em Santos. Local que também abriga a Biblioteca Municipal Mário Faria e seus mais de 16 mil títulos, o espaço foi totalmente revitalizado e entregue à população neste sábado (12).

A reforma incluiu pintura interna e externa, instalação de sistema elétrico e aplicação de novos pisos e revestimentos. Também foi feita a troca da manta mecânica para impedir infiltrações na biblioteca e no Posto dos Bombeiros. Nos banheiros, os acessórios passaram a ser embutidos e chumbados para evitar furtos e depredações. 

“Santos é uma Cidade diferente. Existem vários marcos diferentes. O Posto 6 é um deles e merecia esta reforma para a população. É uma alegria encontrar com as crianças na biblioteca, uma das poucas no mundo que fica na praia, e com as pessoas fazendo atividade física”, disse o prefeito Rogério Santos, citando a aula de ginástica realizada pela Secretaria de Esportes (Semes), programada especialmente para a entrega do local.

Moradora de Bertioga, Thaís Horta Lotfi conta que sempre vai à Biblioteca Mario Faria com as filhas, Brisa, 7 anos, e Iris, 5, quando visita o pai, José Gabriel, que mora em frente. “É um espaço muito importante para a cultura da Cidade. E mesmo quando o tempo não está bom, a gente consegue aproveitar para uma leitura com as filhas. E tem a parte do esporte, que meu pai aproveita. É muito bom”.

Juliana Rodrigues Pimenta de Castro frequenta o curso da Semes no local há quatro anos e fez questão de participar da aula inaugural. “Ficou lindo e bem seguro para a gente praticar atividade física. Enquanto estava em reforma, ficamos na Fonte do Sapo, mas já estava com saudades daqui. Está aprovado”.

Segundo a Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária (ZOI), responsável pela administração do espaço, a expectativa é que os gastos públicos com reposição de materiais depredados ou furtados, como torneira, papeleira e saboneteira, sejam reduzidos drasticamente com o sistema antifurto adotado para os sanitários.

O chumbamento e embutimento dos acessórios será implementado nos outros seis postos da orla por etapas. O objetivo da Prefeitura é reduzir o impacto no dia a dia da população que utiliza os espaços. Segundo projeção da ZOI, o próximo local contemplado será o posto 2, na orla do Gonzaga.

Por tratar-se de um equipamento público tombado, toda a obra foi realizada com base no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos

Crédito da imagem: Marcelo Martins / PMS