A época natalícia está a porta e com ela vêm maiores gastos, seja nas prendas ou nas iguarias para encher a mesa, no entanto vivemos uma altura económica difícil e de incerteza, por isso 72% dos portugueses afirma que podem vir a gastar menos neste natal, de acordo com um estudo da Intrum.
O estudo ‘European Consumer Payment Report 2023’ revelou que são as mulheres portuguesas que mais vão cortar nas despesas este natal, juntamente com as faixas etárias dos 18 aos 21 anos e dos 38 aos 44 anos.
Perante a incerteza económica que se vive a Inetrum apresenta algumas dicas para os portugueses se protegerem financeiramente. Fazer um orçamento para a época festiva é sempre uma boa maneira de acompanhar as despesas que tem, definir expectativas, falar com os amigos e família para fazerem um ‘amigo secreto’ ou dar apenar um presente simbólico.
Dar foco nas relações, nem sempre é preciso darmos presentes, devemos priorizar as pessoas em detrimentos das coisas, planear o pagamento caso peça dinheiro emprestado para esta época, e não fugir do problema, caso tenha dificuldades financeiras fale com os seus credores ou procure aconselhamento independente para resolver os seus problemas.
Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, afirma que “com a preocupação de que o aumento das contas tenha um efeito negativo no bem-estar dos consumidores, saiba que não está sozinho em ter de fazer malabarismo com as suas finanças. Não deixe que o Natal seja motivo de ansiedade. Na Intrum estamos sempre aqui para ajudar”.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal