Pesquisar
Close this search box.

Portuguesa Jéssica Rodrigues campeã mundial júnior de patinagem no gelo

Jéssica Rodrigues sagrou-se campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo e tornou-se a primeira portuguesa a conseguir um título mundial na modalidade de desportos de inverno. A madeirense venceu este domingho na disciplina de Mass Start no Campeonato do Mundo que se está a realizar em Collalbo, em Itália.

O pódio ficou completo com a espanhola Rodriguez Cornejo (21) e a norte-americana Marley Soldan (10). No 4.º lugar ficou a também portuguesa Francisca Henriques (6). Destaque ainda para o 6.º lugar de Afonso Silva na final masculina.

Jéssica já tinha obtido o melhor resultado de sempre de um patinador português numa prova da Taça do Mundo de juniores no passado mês de dezembro.

E já este ano, a 26 de Janeiro, obteve o primeiro diploma olímpico alguma vez ganho por um atleta português em Jogos de Inverno, no caso nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangow na Coreia do Sul, ao terminar no 6.º lugar a prova de Mass Start. Agora sagrou-se campeã mundial.

“A prova no início foi um bocado confusa, porque o pelotão ficou dividido em dois grupos. Decidi resguardar-me para o sprint final e quando faltava uma volta saí muito bem para a reta final. Tinha expetativas altas nesta disciplina e quero agradecer o trabalho que tem sido feito com os meus colegas e treinadores”.

“Tem sido um trabalho incrível e que já vem de há alguns anos a esta parte. Saio deste Mundial com a cabeça mais erguida, pois acabei de me sagrar campeã do mundo”, disse Jéssica Rodrigues à assessoria de imprensa da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal), sem esconder a ambição e objetivo de se apurar para as Taças do Mundo de seniores e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.

Pedro Flávio, presidente da FDI-Portugal, destacou o feito da madeirense e o investimento que está a ser feito pela federação: “Este é um resultado extraordinário para a Patinagem de Velocidade no Gelo, para a Federação de Desportos de Inverno e para Portugal”.

“A Jéssica Rodrigues, e toda a equipa que a acompanha nestes campeonatos do Mundo, provou que é possível atingir resultados extraordinários nos Desportos de Inverno em Portugal. Este é também o resultado de um trabalho sério e dedicado da atleta, dos seus treinadores e da Federação, numa aposta que tem vindo a fazer no desenvolvimento das suas modalidades em geral e especificamente da Patinagem de Velocidade no Gelo”.

“Mas é também uma vitória do trabalho em equipa, hoje a Francisca Henriques, que terminou esta final do Campeonato do Mundo na 4.ª posição, foi fundamental no trabalho conjunto que levou a Jéssica ao título mundial. Na final masculina saliento também o excelente 6.º lugar do Afonso Silva. É assim que queremos continuar a trabalhar e a elevar os Desportos de Inverno em Portugal!”

Número de praticantes de desportos de inverno cresceu

O título de Jéssica Rodrigues é o coroar de outros bons indícios do crescimento dos desportos de inverno em Portugal a um ano dos 25.º Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com os números da FDIP, estão federados cerca de mil atletas, o esqui alpino é a modalidade com mais praticantes, seguida do hóquei no gelo, enquanto o curling, a patinagem de velocidade e a patinagem artística “estão a aproximar-se” dos números das duas modalidades com maior procura. Também o número de clubes (56), e as modalidades no gelo têm registado o maior crescimento.

O presidente da Federação acredita num “crescimento exponencial” quando estiver construído o primeiro pavilhão de desportos de inverno no país, até ao final de 2027, no Seixal. Para já o objetivo é qualificar mais atletas e mais modalidades para Milão-Cortina2026 do que os que representaram Portugal em Pequim2022, dois atletas no esqui alpino e um no esqui de fundo.

Esta semana, Portugal participa nos Mundiais de esqui alpino, em slalom e slalom gigante, com Ricardo Brancal, Manuel Ramos, Corentin Gatignol e Ariana Ribeiro representam Portugal nestes campeonatos.

Para Cortina-Milão está em marcha o projeto para tentar levar o Bobsleigh português aos Jogos Olímpicos de Inverno. Uma iniciativa do Luso-francês Raphael Ribeiro e Abdel Larrinaga.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Federação de Desportos de Inverno de Portugal e www.ojogo.pt