Pesquisar
Close this search box.

Euro 2024: Portugal-Finlândia se enfrentam em Alvalade em amigável antes da competição

Dia 3 da Operação Euro 2024 para a Seleção Nacional e já com a realização do primeiro dos três encontros particulares agendados por Portugal para antes do arranque da competição.

A Finlândia é o adversário da noite desta terça-feira em Alvalade, num teste para o qual Roberto Martínez ainda não contará nem com Cristiano Ronaldo e Rúben Neves, a gozarem os últimos dias de miniférias (entram em estágio na sexta-feira), nem com os condicionados Nélson Semedo (treina-se à parte) e Pepe (na fase final de recuperação da lesão que o afastou da final da Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto).

Naturalmente, Matheus Nunes também não integra as opções iniciais para o duelo desta noite com a seleção nórdica, uma vez que foi convocado de última hora para substituir o infortunado Otávio. O médio do Manchester City, recorde-se, juntou-se aos restantes companheiros ao início da última noite, ainda a tempo de jantar com o grupo na Cidade do Futebol.

São, assim, 21 os disponíveis para ir a jogo mais logo na casa do Sporting, naquele que será o primeiro de três particulares de preparação para a fase final do Campeonato da Europa.

Ainda assim, no treino de véspera, ou pelo menos nos 15 minutos abertos à comunicação social, foi possível ver subir ao relvado principal da Cidade do Futebol um total de 23 jogadores — os únicos ausentes foram Matheus Nunes, CR7 e Rúben Neves, por não estarem ainda presentes —, ou seja, todos os disponíveis trabalharam, embora, como já mencionado, Pepe ainda algo condicionado e Nélson Semedo à parte, a limitar-se a corrida em redor do campo, junto de um preparador-físico.

A boa disposição tem sido a nota dominante nos primeiros dois dias de trabalho da Seleção na Cidade do Futebol. Roberto Martínez deu conta disso mesmo na antevisão da partida, realçando «a frescura mental» com que os jogadores chegaram ao estágio.

É verdade que a perda de Otávio, devido a lesão, foi um enorme revez – e que provocou «muita tristeza» no selecionador – mas foi resolvida com grande rapidez: já se sabia desde domingo que o médio do Al Nassr não reunia condições para continuar; Matheus Nunes foi logo avisado de que teria de interromper as férias e, esta segunda-feira, já jantou com os restantes 25 eleitos em Oeiras.

É difícil, nesta fase, prever um onze inicial de Portugal, mas não é de colocar de parte a hipótese de começarem o jogo particular com a Finlândia parte relevante do grupo que, já na semana passada, participou numa espécie de pré-estágio na Cidade do Futebol em conjunto com alguns internacionais Sub-21.

Essa antecipação aconteceu com sete dos 26 convocados que, por terem terminado mais cedo as competições, já estiveram em trabalho de manutenção da forma física na passada semana na Cidade do Futebol: José Sá, Nélson Semedo e Pedro Neto, do Wolverhampton; António Silva, do e João Neves, do Benfica; João Palhinha, do Fulham; e Diogo Jota, do Liverpool.

Os restantes eleitos, recorde-se, estavam ainda em competição no fim de semana passado – ou em finais de Taça, casos dos de Sporting, FC Porto, PSG, Man. City e Man. United; ou nas últimas jornadas das ligas, casos dos de Roma, Milan e Barcelona – pelo que gozaram na última semana as curtas férias concedidas por Roberto Martínez.

Histórico positivo…mas pouco

A Finlândia treinou-se de véspera no palco do jogo, o relvado de Alvalade, e mostrou-se humilde na hora de analisar o duelo com Portugal.

Porém, sendo verdade que é uma das equipas nacionais que ficou fora da fase final do Euro 2024, o histórico contra a Seleção das Quinas não é assim tão negativo – embora os dois conjuntos não se enfrentem há mais de dez anos.

As duas últimas vezes aconteceram em 2011 (vitória lusa por 2-0) e 2009 (1-0, para Portugal), em dois particulares. Antes, houve dois duelos na qualificação para o Euro-2008: empates em Helsínquia (1-1) e, um dramático, no Dragão, com Pepe a trinco, um 0-0, que garantiu a qualificação.

O pior foi em 2002, na preparação para o Mundial: vitória finlandesa por 4-1 (!) no Bessa.

Fonte e crédito da imagem: Jornal A Bola / Portugal