Portugal encerra temporariamente embaixada no Irão

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português anunciou o encerramento temporário da embaixada no Irão, numa altura em que ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano e a tensão política é extrema – nomeadamente com os Estados Unidos. Oito pessoas que trabalhavam no Irão deixaram o país, segundo adianta a agência Lusa.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros informa que foi determinado ontem, 14 de janeiro, o encerramento temporário da embaixada de Portugal no Irão”, refere uma nota de imprensa. “Todos os portugueses naquele país foram contactados, tendo oito cidadãos nacionais já abandonado território iraniano”.

O ministério acrescenta que “alguns cidadãos” estão em processo de saída, sem adiantar mais pormenores “por motivos de segurança”. Dez cidadãos nacionais, “sete dos quais detêm dupla nacionalidade, portuguesa e iraniana, quiseram permanecer no país”, acrescenta-se na nota.

O encerramento – que costuma anteceder a antecipação de acontecimentos graves – deu-se um dia antes de a tensão ter descido de nível, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que acreditava na informação que acabava de receber, segundo a qual o regime teocrático não iria condenar à morte nenhum dos alegados responsáveis pelas manifestações.

Os mercados parecem ter incorporado como boa esta informação: logo às primeiras horas desta quinta-feira, os preços do petróleo desceram, tanto na Europa como nos Estados Unidos, cerca de 3%, naquilo que os observadores consideram ser um abaixamento da tensão em torno do Irão.

Fonte: O Jornal Económico / Portugal

Crédito da imagem: www.portaldascomunidades.mne.gov.pt