Pesquisar
Close this search box.

Portugal à porta do ‘top 10’ da Europa na capacidade de produzir baterias

Portugal tem projetada para 2030 uma capacidade produção de baterias para veículos elétricos na ordem de 45 GWh. Os cálculos deixam o país na décima primeira posição de um ranking que é liderado pela Alemanha, que conta com uma larga vantagem para a concorrência mais próxima.

De acordo com os dados Federação Europeia dos Transportes e do Ambiente, a Alemanha lidera o continente europeu, com a capacidade projetada para 2030 a ascender aos 493 GWh. Nestes números, destaca-se a fábrica da Tesla em Berlim, que representa uma capacidade total de 125 GWh.

Segue-se a Hungria na segunda posição, com 237 GWh distribuídos por cinco projetos. De todos eles, o mais determinante é uma fábrica da Contemporary Amperex Technology (conhecida globalmente como CATL), com os responsáveis da empresa chinesa a apontarem para uma capacidade que deverá ascender aos 100 GWh, na sequência de um investimento avaliado em 7,3 mil milhões de euros.

Seguem-se a Noruega (136 GWh), França (122 GWh), Polónia (120 GWh), Itália (118 GWh), Espanha (116 GWh), Suécia (110 GWh), Reino Unido (108 GWh) e a Sérvia, a completar o ‘top 10’, com 48 GWh. Portugal surge logo em seguida, com 45 GWh.

Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal