Portugal tem projetada para 2030 uma capacidade produção de baterias para veículos elétricos na ordem de 45 GWh. Os cálculos deixam o país na décima primeira posição de um ranking que é liderado pela Alemanha, que conta com uma larga vantagem para a concorrência mais próxima.
De acordo com os dados Federação Europeia dos Transportes e do Ambiente, a Alemanha lidera o continente europeu, com a capacidade projetada para 2030 a ascender aos 493 GWh. Nestes números, destaca-se a fábrica da Tesla em Berlim, que representa uma capacidade total de 125 GWh.
Segue-se a Hungria na segunda posição, com 237 GWh distribuídos por cinco projetos. De todos eles, o mais determinante é uma fábrica da Contemporary Amperex Technology (conhecida globalmente como CATL), com os responsáveis da empresa chinesa a apontarem para uma capacidade que deverá ascender aos 100 GWh, na sequência de um investimento avaliado em 7,3 mil milhões de euros.
Seguem-se a Noruega (136 GWh), França (122 GWh), Polónia (120 GWh), Itália (118 GWh), Espanha (116 GWh), Suécia (110 GWh), Reino Unido (108 GWh) e a Sérvia, a completar o ‘top 10’, com 48 GWh. Portugal surge logo em seguida, com 45 GWh.
Fonte e crédito da imagem: O Jornal Económico / Portugal