Pelo quinto ano consecutivo, o município do Porto volta a ser reconhecido, no âmbito das cidades e comunidades sustentáveis, pelo World Council on City Data (WCCD), alcançando o nível platinum de certificação, segundo a norma ISO 37120.
A distinção mais elevada atribuída pelo organismo internacional de certificação WCCD tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades e garantir que os cidadãos recebem serviços de qualidade.
A norma internacional define um conjunto de 144 indicadores essenciais para medir o grau de sustentabilidade das cidades, distribuídos por 19 áreas temáticas, incluindo saúde, desporto, segurança, cultura, economia, educação, energia, ambiente e alterações climáticas, finanças, habitação, mobilidade e planeamento urbano.
Estes indicadores permitem medir, de forma fiável e comparável, o desempenho das cidades e a qualidade dos serviços públicos.
Este ano, o Município do Porto reportou 138 indicadores, mais seis do que no ano passado, destacando-se pela capacidade de recolher e utilizar dados globais e consistentes, fundamentais para planear um futuro mais responsável e sustentável.
O reconhecimento evidencia o compromisso contínuo do Porto com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar dos cidadãos, valorizando a cidade pelo esforço em oferecer qualidade de vida e serviços urbanos eficientes.
Fonte e crédito da imagem: www.porto.pt