Pesquisar
Close this search box.

Porto Santo considerado, pela primeira vez, “Melhor Destino de Praia da Europa” nos World Travel Awards

A ilha Porto Santo, na Madeira, conquistou pela primeira vez a distinção de “Melhor Destino de Praia da Europa”, na gala dos World Travel Awards Europe (Prémios Mundiais de Viagem), que decorreu em Berlim esta quarta-feira e onde várias cidades e atrações nacionais foram premiadas.

Segundo a secretaria do Turismo e Cultura madeirense, “o Destino Madeira foi triplamente premiado na gala europeia dos “World Travel Awards”, visto que esta região foi também considerada o “Melhor Destino Insular da Europa” e a Associação de Promoção deste arquipélago como a melhor “Entidade de Turismo”.

“Esta é uma noite excecional para a Madeira, para o Porto Santo e para o Turismo”, disse o secretário regional com a tutela, Eduardo Jesus, na informação divulgada.

Na opinião do governante madeirense, “hoje a Madeira, o Porto Santo e o Turismo da Madeira, através da Associação de Promoção, foram elevados ao mais alto patamar de reconhecimento internacional”.

Eduardo Jesus vincou ser uma “noite memorável”, porque a Madeira “faz o pleno e conquistou prémios que deixam toda a gente impressionada”.

Também destacou que as distinções conquistadas, são o “coroar de um processo, de um trabalho feito com enorme dedicação, grande profissionalismo” e, simultaneamente, permite “reconquistar a simpatia de muito mais pessoas e fazer com que através do turismo a Madeira e o Porto Santo estejam na linha da frente num reconhecimento da atividade em si, da hospitalidade -que é uma característica muito própria dos madeirenses e porto-santenses”.

O secretário recordou que “desde 2013, a Madeira tem sido nomeada e galardoada nos World Travel Awards, prémios de elevada reputação europeia e mundial”

A Madeira conquistou, pela décima vez, a distinção de “Melhor Destino Insular da Europa”, vencendo outras 12 ilhas que estavam igualmente em votação, nomeadamente os Açores, as Ilhas Canárias, Ibiza, Maiorca (Espanha) Creta, Ciclades (Grécia), Sardenha, Sicília (Itália), Malta, Chipre, Guernsey e Jersey (Reino Unido).

No caso do galardão atribuído à praia do Porto Santo — com uma extensão de nove quilómetros de areia dourada e fina –, a ilha suplantou o Algarve, Cannes (França), Corfu e Costa Navarino (Grécia), Maiorca e Marbella (Espanha) e Sardenha (Itália).

Por seu turno, a Associação de Promoção da Madeira recebe, pela primeira vez, o prémio de “Melhor Entidade de Turismo da Europa”, num galardão disputado com outros 13 nomeados casos das estruturas de turismo da França, Áustria, Croácia, Irlanda, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Turquia, Eslovénia, Portugal e o Visit England.

Na cerimónia que teve lugar em Berlim foi ainda anunciado que a Madeira será anfitriã de duas cerimónias internacionais dos World Travel Awards, no próximo mês de novembro, designadamente os World Golf Awards no dia 22 e a gala mundial no dia 24.

“A realização destes eventos apresenta-se como oportunidade ímpar para mostrar ao mundo como a Região é um destino único e especial”, salientou Eduardo Jesus.

Os ‘World Travel Awards’ foram galardões criados em 1993 e são atribuídos anualmente para reconhecer, premiar e celebrar a excelência de todos os setores chave das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade.

Passadiços do Mondego com mais um prémio

Nesta mesma cerimónia, os Passadiços do Mondego – que ligam a Barragem do Caldeirão à aldeia de Videmonte, no concelho da Guarda, num percurso de 12 quilómetros – foram distinguidos com o prémio Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024.

“Este prémio é a prova do empenho em oferecer uma experiência única e inesquecível aos visitantes dos Passadiços e de toda a região da Guarda, destacando-se como um destino turístico de classe mundial”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

Na opinião do autarca, este prémio “é também o compromisso renovado de continuar a proteger e promover o património natural e cultural, garantindo que as gerações futuras também possam vir a desfrutar dos Passadiços do Mondego”.

Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, o percurso aproveita caminhos já existentes, tem passadiços de madeira e pontes suspensas. No trajeto é possível observar cascatas, levadas e vestígios de património industrial de antigas fábricas de lanifícios ou de produção de eletricidade.

Desde a sua abertura, em novembro de 2022, já registaram mais de 130 mil visitas.

A cerimónia também premiou os Passadiços do Paiva, em Arouca, considerado “Melhor Atração de Aventura da Europa”; os Açores, “Melhor Destino de Aventura da Europa”; Lisboa, “Melhor Destino de Cidade da Europa”; Braga, “Melhor Destino Emergente da Europa”; Porto, “Melhor Destino Metropolitano à beira-mar”.

O Observatório Dark Sky Alqueva, “Melhor Atração Turística da Europa para 2024” e “Melhor Destino Responsável da Europa para 2024”; a TAP, considera melhor ponte aérea para África e América do Sul; a Azores Airlines, melhor ponte aérea para a América do Norte; assim como vários hóteis, pousadas e retiros portugueses.

Fonte: Diário de Notícias / Portugal

Crédito da imagem: Leonardo Negrão / Global Imagens