O 64.º Congresso Mundial da ICCA (International Congress and Convention Association) traz à cidade do Porto mais de mil delegados mundiais de eventos.
Com atividades e sessões distribuídas por nove emblemáticos locais da cidade, o evento arrancou este domingo (09) no Coliseu e segue até quarta-feira (12).
Ao destacar “o espírito colaborativo que tem guiado o setor do turismo” no Porto, o presidente da Câmara, Pedro Duarte, assegurou que o Município “mantém o compromisso de trabalhar em conjunto com todos os parceiros na promoção da cidade”.
A realização do 64.º Congresso Mundial da ICCA resulta de uma candidatura, há três anos, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal, trazendo agora à cidade mais de mil delegados de cerca de 90 países.
Para o presidente da Câmara, a abertura da cidade a este congresso internacional espelha o seu papel “cada vez mais significativo na promoção do turismo”, destacando o Porto como exemplo do “espírito colaborativo que tem guiado” este setor.
“O potencial do Porto como destino de congressos, conferências ou exposições é amplamente reconhecido. O turismo de negócios é um pilar estratégico da nossa indústria turística, sendo capaz de gerar elevados retornos económicos, atrair investimento e reforçar o perfil da cidade como um destino distinto”, considerou Pedro Duarte, que esteve presente na sessão de abertura do congresso, no Coliseu do Porto, acompanhado pelo vereador Jorge Sobrado.
O autarca destacou, ainda, a importância do turismo de negócios no combate à “sazonalidade”, tendo a capacidade de “elevar os padrões de qualidade e atrair público para a cultura e lazer”.
“A cidade pode – e deve – concentrar-se em segmentos de maior valor, enfatizando a qualidade em vez da quantidade, a sustentabilidade em vez do turismo de massa e o valor em vez do volume”, sustentou, ao realçar que “uma das nossas maiores forças é a autenticidade da cidade e do seu povo”, pelo que não se deve “correr o risco” de “perder o caráter genuíno que diferencia o Porto”.
Neste sentido, Pedro Duarte refletiu sobre a importância da cidade acolher eventos como o 64.º Congresso Mundial da ICCA, uma vez que se enquadra “no modelo equilibrado, sustentável e de alta qualidade que defendemos – um modelo que cria valor sem exercer pressão excessiva sobre os espaços públicos ou o quotidiano dos residentes”.
A sessão de abertura do evento contou com a presença da presidente da ICCA, Marta Gomes, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
Por ocasião do congresso, está prevista a apresentação da nova campanha internacional de captação de eventos – “We Are Forever”, que posiciona o Porto e o Norte como uma referência de excelência, inovação e autenticidade no segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions.
O evento prolonga-se até quarta-feira, com uma programação que se estende a diferentes locais da cidade, entre os quais a Alfândega do Porto, o Palácio da Bolsa ou o Estádio do Dragão.
Fonte: www.porto.pt
Crédito da imagem: João Pedro Rocha