A poucos dias da noite mais longa do ano, as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia preparam-se a rigor para festejar o São João. Uma das grandes tradições desta data é caminhar pelas ruas, por isso, os dois municípios aconselham a que o automóvel seja deixado em casa ou nas proximidades da rede de transportes públicos para que a festa se faça em total segurança.
As limitações começam na noite de 22 de junho, para a montagem do fogo de artifício na Ponte Luís I, e a partir do dia 23 haverá condicionamentos e cortes à circulação em diversos pontos das cidades.
No que respeita à Ponte Luís I, estão previstos os seguintes condicionamentos à circulação de pessoas e veículos:
– a partir das 22 horas do dia 22 de junho, sábado, haverá condicionamento do passeio poente do tabuleiro inferior, pelo que a circulação pedonal apenas se fará no passeio nascente;
– ainda no tabuleiro inferior, será cortado o trânsito automóvel a partir das 19 horas do dia 23 de junho, domingo, até à madrugada do dia 24 (quando verificadas as condições de segurança e concluídas as operações de limpeza);
– já o corte total à circulação pedonal no tabuleiro inferior será feito entre as 22h30 do dia 23 de junho e a 1 hora do dia 24 de junho (caso as condições de segurança estejam garantidas);
– o tabuleiro superior será cortado a toda a circulação pedonal entre as 14 horas do dia 23 e as 4 horas do dia 24;
– finalmente, e ainda na Ponte Luís I, será interrompida a circulação do metro das 23h30 do dia 23 à 1 hora do dia 24.
Já a Ponte do Infante estará encerrada ao trânsito automóvel a partir das 19 horas do dia 23 de junho e aos transportes públicos a partir das 22 horas do dia 23, até às 3 horas do dia 24.
A partir das 20 horas e até às 8 horas do dia 24 de junho, o trânsito no centro da cidade do Porto estará interdito à circulação automóvel, conforme sinalização a estabelecer nos locais. Os condicionamentos de trânsito estendem-se, ainda, às zonas da Cordoaria e Boavista (eixo Palácio de Cristal – Casa da Música), locais onde vão estar instalados os palcos com concertos programados para a noite de São João.
Também a Avenida Paiva Couceiro, até à Rotunda do Freixo, fica interdita ao trânsito automóvel, das 20 horas do dia 23 às 8 horas do dia 24, bem como a marginal até à interseção com a Rua da Restauração (junto ao Cais das Pedras), no mesmo horário.
Todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia. O trânsito relativo ao acesso a moradores (garagens), circulação de autocarros da STCP, veículos em urgência, prestação de socorro e veículos policiais e realização de cargas e descargas será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo.
Reforço do transporte público
A STCP não circulará entre as 19 horas do dia 23 e as 6 horas do dia 24 de junho na Ponte Luís I, assim como entre as 22 horas do dia 23 e as 3 horas do dia 24 de junho na Ponte do Infante.
No caso do Metro do Porto, a estação Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14 horas do dia 23 de junho e as 4 horas do dia 24. Durante este período, a Metro manterá a circulação de composições até e a partir da estação de S. Bento; e até e a partir da estação de General Torres, em Gaia. Não haverá circulação do metro entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 1 hora do dia 24 de junho. De ressalvar que estes horários poderão sofrer alterações de acordo com indicações das forças de segurança.
Os Municípios aconselham, uma vez mais, a utilização dos transportes públicos nos acessos à baixa do Porto e às zonas ribeirinhas, nomeadamente através da Metro e da STCP, que terão reforço da operação.
Quanto ao lançamento dos típicos balões de São João, a Autoridade Nacional de Aviação Civil relembra que a largada só é permitida entre as 21h45 do dia 23 de junho até à 1h do dia 24 de junho, período no qual o espaço aéreo do Aeroporto Sá Carneiro se encontrará temporariamente encerrado para garantir as condições de segurança.
Fonte: www.porto.pt
Crédito da imagem: Miguel Nogueira