Depois de ter fechado para obras, o fogo de artifício da noite de São João volta a ser lançado a partir da ponte Luís I. Contudo, apenas a partir do tabuleiro superior.
A informação chega depois de, na apresentação do programa da festa de S. João deste ano, a Autarquia ainda estar a analisar se o espetáculo de pirotecnia ia incluir a travessia.
O investimento volta a ser conjunto dos Município do Porto e Gaia, que acordaram que o fogo de artifício vai acontecer apenas a partir do tabuleiro superior da ponte.
Segundo comunicado da Câmara do Porto, “não serão colocadas [no tabuleiro inferior] quaisquer estruturas de iluminação e fogo, de forma a facilitar a abertura e circulação de pessoas antes e depois do espetáculo pirotécnico”.
A ponte D. Luís I reabriu em abril deste ano e estava encerrada para obras de requalificação desde outubro de 2021. Este ano, volta a ser possível a circulação pedonal e a ligação entre as duas margens ribeirinhas durante a noite.
A ponte vai encerrar à circulação pedonal a partir das 23 horas e até à 1.30 horas do dia 24, em ambos os tabuleiros da travessia.
O metro deixa de circular na ponte a partir das 22.30 horas. Entre as 23.30 e as 3 horas, a circulação vai acontecer até e a partir à estação de S. Bento. O mesmo na margem de Gaia, entre a estação General Torres e Santo Ovídio.
Nas proximidades da ponte, vão estar fixados ecrãs dinâmicos de informação para permitir um controlo e direcionamento mais apurado do público, à semelhança do ano passado.
Fonte: Jornal de Notícias / Portugal
Crédito da imagem: Fernando Pereira / Global Imagens